A região Sul registrou a menor taxa de desemprego do país no segundo trimestre de 2013, segundo os dados da nova Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dos 15 milhões de trabalhadores que compõem a força de trabalho da região, apenas 4,3% estavam desocupados nesse período, contra 4,8% nos três primeiros meses do ano. Em relação ao segundo trimestre de 2012, o desemprego recuou na região.
A taxa de desemprego da região Sul ficou abaixo do índice nacional, que fechou o segundo trimestre de 2013 em 7,4% contra 8% no primeiro trimestre do ano. O dado da Pnad contínua aponta um porcentual maior de desempregados no país quando comparado ao resultado da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), cuja média para o segundo trimestre de 2013 foi de 5,86%. No confronto entre os segundos trimestres de 2012 e 2013 no cálculo da Pnad, o desemprego ficou estável no país.
A nova pesquisa traz pela primeira vez dados para as grandes regiões do país. A Pnad Contínua vai substituir a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) e a tradicional Pnad anual do IBGE. As informações abrangem dados de 3,4 mil municípios das cinco regiões brasileiras e serão divulgadas trimestralmente.
No segundo trimestre de 2013, o contingente de trabalhadores desocupados no país ficou em 7,3 milhões, mantendo-se estável em relação ao segundo trimestre de 2012 e recuando 0,6 ponto porcentual diante do resultado dos três primeiros meses do ano. Já a população ocupada passou de 89,6 para 90,6 milhões de pessoas nesse mesmo período. Na passagem do primeiro para o segundo trimestre de 2013, 1,2 milhão de pessoas ingressaram no mercado de trabalho no país.
Idade e nível de instrução
A Pnad Contínua confirmou uma realidade do mercado de trabalho. Quando se analisa a faixa etária dos trabalhadores, os jovens entre 14 e 24 anos são a maioria dos desempregados no país. A taxa média de desemprego nesse grupo chegou a 19,1%, quase o triplo da média nacional.
A justificativa, segundo especialistas, é a baixa qualificação para assumir postos de trabalho. De acordo com a pesquisa, esse resultado foi verificado em todas as cinco regiões brasileiras. Na região Sul, a taxa média de desemprego entre jovens dessa faixa etária ficou em 13,1% no segundo trimestre de 2013. Em relação ao nível de instrução, a maior taxa de desocupados está entre as pessoas com ensino médio incompleto 12,7%. Na outra ponta, o grupo com o menor porcentual de desempregados (4,0%) é formado por pessoas que têm ensino superior completo.