O grupo japonês Sumitomo inaugurou ontem a sua primeira fábrica de pneus no Brasil. Sob a bandeira Dunlop uma das marcas do grupo , a multinacional investiu R$ 750 milhões R$ 19 milhões a mais que o previsto, por causa da alta do dólar para instalar sua linha de produção em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Com a vinda para o país, a empresa espera conquistar 10% do mercado nacional de pneus para carros de passeio até 2020. Hoje, somente com produtos importados, a Sumitomo atinge 6%, com a venda de 1,7 milhão de unidades por ano.
A decisão de trazer uma fábrica para cá se deu pelos altos custos para importar os produtos e também por causa do imenso potencial do mercado interno. "O usuário daqui não costuma cuidar do produto ou gastar com manutenção. Com isso, a troca de pneus é acima da média", afirma o gerente sênior de vendas e marketing da Dunlop, Ricardo Baroli. O brasileiro costuma comprar duas unidades de pneus por ano. Para suprir esta necessidade, a meta da empresa é produzir 2 mil pneus por dia até o final do ano e chegar às 15 mil unidades por dia em 2015.
A escolha de Fazenda Rio Grande ocorreu por causa da proximidade do mercado consumidor de São Paulo, o maior do país, e pela localização estratégica na América do Sul. A planta, de 84 mil metros quadrados de área construída, conta hoje com 540 colaboradores, mas a expectativa é que atinja os 1,5 mil funcionários até 2017.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast