Entre as 500 melhores empresas do Brasil subdivididas em vários rankings pela revista Isto É Dinheiro aparece o Paraná Banco, eleito o primeiro no quesito gestão financeira, à frente dos grandes Itaú, Votorantim e HSBC. O diretor financeiro André Malucelli, além de feliz com a indicação, está comemorando os resultados da instituição financeira no primeiro semestre, que alcançou um lucro líquido de R$ 23 milhões, o equivalente a 72% de rentabilidade sobre o patrimônio líquido.
AmBev em São José dos Pinhais
O crescimento de 15,1% no lucro líquido da AmBev registrado no segundo trimestre de 2005 já surte efeitos por aqui. A maior cervejaria do Brasil está construindo um centro de distribuição em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, para abastecer o Paraná, Santa Catarina e parte do interior de São Paulo. A obra ainda está na fase de terraplanagem. Apesar de a empresa não divulgar detalhes o balanço da companhia indica que o investimento é reflexo do bom desempenho. No acumulado dos seis primeiros meses deste ano, o volume de vendas de cerveja da AmBev no Brasil foi de 28,794 milhões de hectolitros, alta de 13,6% em relação ao mesmo período do ano passado.
Administração em tempo integral
Vem aí uma revolução na formação acadêmica em Administração. A UniFAE antiga FAE Business School oferece a partir do ano que vem aulas em período integral, ao longo de 4 anos, para uma elite de 40 alunos habilitados a pagar mensalidades de R$ 1.189,00. Cada aluno terá um professor-tutor e todos vão fazer cursos completos de inglês, espanhol e informática. Uma parceria firmada com a universidade norte-americana Baldwin Wallace e a alemã Fachhochschule Münster vai permitir que os alunos concluam seus estudos fora do país, garantindo dupla diplomação.
Expansão
O curso é apenas uma das apostas da UniFAE para 2006. Com 3 cursos no ano passado e 6 nesse ano, a instituição pula para 17 em 2006, introduzindo as áreas de formação de professores e de tecnologia. Como o prédio central, que também abriga o Colégio Bom Jesus, ficou pequeno, parte das aulas migra para o novo câmpus, junto ao Bom Jesus Lourdes, no bairro Cristo Rei.
Curitiba exporta dieta judaica
Alimentos kosher que atendem a rígidos preceitos judaicos fabricados em Curitiba serão exportados para os EUA. A Nutrihouse, empresa paranaense detentora da marca Vitao, é a protagonista dessa transação, que dá uma idéia precisa do multidirecional comércio entre países de hoje. Nos dias 15 e 16 de novembro, a companhia será uma das 375 empresas a participar do maior evento da indústria kosher mundial, a Kosher Fest, que ocorre em Nova Iorque. A participação funciona como um importante aval aos produtos Vitao seus biscoitos, granolas e pipocas integrais passaram pelo exigente crivo do mercado kosher norte-americano. Só para registro, negócios da Nutrihouse com o Oriente (Taiwan) e até com a Árabia Saudita já se encontram a pleno vapor.
Estréia na mídia
Conhecida pela provocação "Quer perder peso, pergunte-me como!", divulgada principalmente em vidros de carros, a Herbalife Brasil começa neste fim de semana a primeira campanha publicitária em 25 anos, desde que trouxe para o país seu modelo de formação de equipe de vendas. A empresa, que opera em 60 países, está investindo R$ 1 milhão em 3 meses para divulgar seus produtos destinados ao controle de peso e nutrição diária. No Paraná, há 12 mil distribuidores da empresa, o equivalente a 10% de seu quadro.
No corredor da moda
Boa parte dos lojistas de outros estados que se abastecem nas lojas de Cianorte e Maringá eixo conhecido como corredor da moda no Paraná passa pela rodovia PR-323 em Umuarama. A localização estratégica acendeu cifrões nos olhos do secretário municipal de Indústria e Comércio, Carlos Alberto Pimentel, que tenciona abocanhar pelo menos 10% das vendas desse eixo. Para isso, a cidade vai construir o Shopping da Fábrica, para instalar 30 confecções. Ao mesmo tempo, o programa "Escola-Indústria" está qualificando 60 profissionais a cada 90 dias.