O superávit comercial da zona do euro se ampliou em junho, mas as exportações e as importações diminuíram em comparação com maio, em um sinal de que a demanda está se enfraquecendo, de acordo com dados da Eurostat.
Em base não ajustada sazonalmente, o superávit cresceu para 900 milhões de euros em junho, do dado revisado de 200 milhões de euros de maio e de 700 milhões de euros em junho do ano passado.
As exportações dos 17 países do bloco caíram 3,9% em relação a maio, enquanto as importações declinaram 4,4%. O comércio dentro da zona do euro diminuiu 2,5% na mesma base de comparação. Em base anual, as exportações e as importações da zona do euro aumentaram 3%, um crescimento menor do que o registrado em maio.
Números ajustados mostraram que as exportações e as importações caíram mais de 4% em junho, depois de atingir níveis recordes em maio.
Nos seis primeiros meses deste ano, segundo dados não ajustados, as exportações cresceram 17% em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto as importações subiram 18%. No entanto, o déficit comercial no primeiro semestre aumentou para 21,3 bilhões de euros, de 11,9 bilhões de euros no mesmo período de 2010. As informações são da Dow Jones.