O superávit comercial brasileiro em outubro foi menor do que o apurado em setembro, mas o país acumula no ano saldo superior a 37 bilhões de dólares, segundo informou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior nesta quarta-feira.
A balança comercial do Brasil fechou o mês passado com um superávit de 3,916 bilhões de dólares, o que elevou para 37,891 bilhões de dólares o saldo positivo acumulado no ano, de acordo com dados divulgados pelo ministério em seu site.
Em setembro, o país teve um superávit comercial de 4,427 bilhões de dólares.
As exportações em outubro somaram 12,661 bilhões de dólares, gerando uma média de vendas por dia útil de 602,9 milhões de dólares.
As importações, por sua vez, totalizaram no período 8,745 bilhões de dólares, média de 416,4 milhões de dólares por dia útil.
De janeiro a outubro, o Brasil acumula uma corrente de comércio (exportações mais importações) de 188,8 bilhões de dólares. As exportações no período somaram 113,373 bilhões de dólares, enquanto as importações totalizaram 75,482 bilhões de dólares.
O mercado estima que o país fechará o ano de 2006 com um superávit comercial de 44 bilhões de dólares, segundo levantamento semanal feito pelo Banco Central.
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast