As vendas nos supermercados do país subiram 4,63% em julho na comparação com junho, mas foram insuficientes para compensar o desempenho fraco do primeiro semestre, conforme divulgação nesta quinta-feira da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
No comparativo com julho do ano passado, entretanto, o setor vendeu 3,37% a menos, conforme a Abras.
- Os dados retratam o momento de paralisia da economia brasileira. O setor supermercadista está sentindo os reflexos da queda dos preços e do endividamento da população, e deve fechar o ano com desempenho nas vendas de no máximo 1% - disse a jornalistas João Carlos Oliveira, presidente da Abras.
No primeiro semestre do ano, as vendas reais recuaram 2,74% ante os primeiros seis meses de 2005, embora o índice nacional de volume tenha avançado 4,2% no mesmo período.
- O descompasso entre vendas e resultado no faturamento permanece e deixa os supermercados numa situação pouco confortável - disse Oliveira, acrescentando que o ideal seria que os dois índices -de vendas e de volume - caminhassem juntos.
No acumulado do ano, as vendas nos supermercados apresentam queda de 2,83%.