Os supermercados brasileiros esperam registrar crescimento de 11,1 por cento nas vendas de produtos relacionados à Páscoa este ano, apesar do aumento de preços dos itens, segundo pesquisa divulgada pela associação que representa o setor no país, Abras.
A Páscoa é considerada a segunda melhor data de vendas para os supermercadistas, atrás apenas do Natal.
Conforme o levantamento, 85 por cento das empresas projetam vendas superiores às apuradas no mesmo período em 2011, enquanto para os 15 por cento restantes o resultado ficará no mesmo patamar.
Ainda de acordo com a pesquisa, todos os produtos pesquisados tiveram aumento de encomenda junto a fornecedores, com destaque para bacalhau (11,3 por cento), refrigerantes (10,4 por cento), ovos de Páscoa (9,4 por cento), azeites (8,8 por cento), peixes em geral (8 por cento) e cerveja (6 por cento).
Em termos de preços, todos os produtos registraram aumento em relação à Páscoa do ano passado, sendo a cerveja responsável pela maior alta, de 7,7 por cento, seguida por refrigerantes (5,9 por cento) e ovos de Páscoa (5,9 por cento).
Entre os importados, o bacalhau apresentou maior aumento de preço ante 2011, de 1,5 por cento.
"A pesquisa apontou que o setor não acredita em queda de vendas nesta Páscoa em relação ao ano anterior. Isso mostra o otimismo dos supermercadistas", afirmou o presidente da Abras, Sussumu Honda, em nota.
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