Em 2009, setor faturou R$ 177 bilhões e teve o maior lucro da história| Foto: Rodolfo Bührer/ Gazeta do Povo

As vendas reais dos supermercados brasileiros em março cresceram 10,42% na comparação com o mesmo mês de 2009, informou ontem a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).Na comparação com fevereiro, a alta foi de 10,16%. Os índices foram deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA).

CARREGANDO :)

Já no trimestre houve elevação de 8,61% ante os três primeiros meses do ano passado.

A entidade também apresentou os dados da cesta AbrasMer­cado, composta por 35 produtos e calculada pela GfK, que em março teve alta de 2,32% em relação ao segundo mês de 2010.

Publicidade

Já na comparação anual, a cesta teve alta de 6,49%, passando de R$ 257,75 em março de 2009 para R$ 274,48.

Os produtos com as maiores altas foram tomate (40,96%), batata (13,48%) e leite longa vida (10,51%). Já entre os produtos com as maiores quedas estão papel higiênico (-5,98%), carne (-2,32%) e farinha de trigo (-1,19%).

Ranking

A entidade também divulgou o Ranking Abras 2010, que contabiliza o faturamento do setor em 2009. O segmento teve vendas de R$ 177 bilhões no ano passado e o lucro líquido aumentou para 2,23% do faturamento, o maior da série histórica.

A pesquisa mostra ainda que o investimento no setor em 2009 alcançou R$ 3,4 bilhões, enquanto as previsões para este ano apontam R$ 2,07 bilhões.

Publicidade

O grupo Pão de Açúcar recuperou a primeira posição entre as maiores do setor doméstico, com um faturamento de R$ 26,2 bilhões em 2009. O Carre­four, que era líder em 2008, somou R$ 25,6 bilhões em vendas no ano passado, e o Walmart Brasil R$ 19,7 bilhões.