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Há oito anos, 73% das compras das famílias brasileiras eram feitas nos supermercados. No ano passado, o porcentual caiu para 65%. Os dados da pesquisa do Instituto de Pesquisa Domiciliar da América Latina refletem o que os supermercadistas paranaenses sentem na prática. Preocupados com a perda de público, que migrou para o pequeno varejo especializado, os supermercadistas encontraram na sofisticação das lojas a saída para reconquistar e fidelizar os clientes.

Para ajudar os empresários do setor a atingir este objetivo, a Associação Paranaense de Supermercados (Apras) abriu ontem o ciclo de palestras da 25. ª edição da Feira e Convenção Paranaense de Supermercados (Mercosuper) discutindo o tema "Como agregar valor ao supermercado".

Para o presidente da Apras, Pedro Joanir Zonta, que hoje entrega o cargo a Éverton Mufatto, o importante é que o consumidor valorize o seu supermercado. "É por isso que precisamos buscar melhores instalações, melhores produtos, treinar os funcionários, para darmos continuidade a um movimento de modernização que já acontece no Paraná, que por sinal tem na capital paranaense a praça mais competitiva do país."

A Mercosuper, terceiro maior evento do setor no país, teve este ano a área que ocupa aumentada em 10%, atingindo mais de 7 mil metros quadrados no Expo Trade, em Pinhais. Para esta edição, o organizador espera que mais de 38 mil empresários e profissionais visitem a feira, ante 33 mil da edição do ano passado. "O movimento nos dois primeiros dias do evento superou as expectativas; por isso acredito que ultrapassaremos a expectativa inicial de visitantes. Só o estado de Santa Catarina enviou 245 representantes para a feira", comemora Zonta.

No dia de ontem as palestras mais concorridas foram as do economista Eduardo Gianetti, "Perspectivas para o Brasil após as Eleições", e do consultor Max Gehringer, "Como Estão nosso Trabalho e nossa Carreira?". Para Zonta é importante trazer este tipo de informação para os empresários. "Preparamos a feira toda ao redor do tema de agregar valor ao supermercado", explica. O investimento no evento foi de R$ 1 milhão.

A feira também é uma vitrine para as empresas do setor, que aproveitam para lançar produtos. A paranaense Eletrofrio, líder nacional do segmento de refrigeração comercial e expositores refrigerados, lança nesta edição as câmaras frigoríficas desmontáveis com sistema de refrigeração que não agride a camada de ozônio. A Batávia também aproveitou a oportunidade para entrar no mercado de néctares e sucos de soja, produtos que têm ganhado espaço nas prateleiras dos supermercados, e podem ser degustados em um estande na feira. A Vinícola Campo Largo, maior empresa privada produtora de vinhos de mesa do Brasil, vai lançar dois novos produtos na Mercosuper – o vinho de mesa Favorit e o quentão Campo Largo.

Outro incentivo para os empresários paranaenses que participam da feira é a prorrogação por 60 dias do prazo de recolhimento do ICMS inicidente sobre as saídas de mercadorias decorrentes de negócios firmados na Mercosuper. O benefício foi autorizado pelo Decreto Estadual 6109 de 15 de fevereiro de 2006.

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