Com mais dinheiro no bolso, brasileiro troca produtos mais simples por itens como cervejas, refrigerantes e sucos de caixinha| Foto: Valterci Santos/ Gazeta do Povo

Demanda

Confira os produtos cuja venda mais aumentou nos supermercados de janeiro a outubro de 2010, em comparação com o mesmo período de 2009:

Posição produto aumento nas vendas

1 - Cervejas 19,8%

2 - Suco de frutas pronto 18,1%

3 - Queijo 16,6%

4 - Refrigerantes 11,8%

5 - Salgadinhos para aperitivo 11,5%

6 - Pão industrializado 11,3%

Fonte: Nielsen

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Industrializados ganham espaço

Segundo Sussumu Honda, da Abras, o aumento do poder de compra vem gerando uma forte migração do consumo de produtos nos supermercados. "O brasileiro vem trocando o suco em pó por refrigerante, o óleo de milho pelo de soja ou azeite, o vinho nacional pelo importado ou comprando um arroz de melhor qualidade", diz o dirigente, acrescentando também perceber o avanço das vendas de produtos das linhas "premium", que são mais caros. O processo de migração, explica Honda, poderá contribuir inclusive no mo­­mento em que os preços subirem: "Ao se depararem com preços mais altos, os consumidores deverão migrar para marcas de produtos mais populares, mas mantendo o consumo pelos ga­­nhos na renda", prevê.

A Fator Corretora, em relatório assinado pelos analistas Renato Prado e Ronaldo Ka­­sinsky, ressalta que ainda existe no Brasil espaço para o crescimento da participação no consumo de carnes bovina, de frango e suína, em relação à quantidade total de alimentos ingerida. "Basicamente acreditamos em queda no consumo de arroz e aumento no consumo de proteína animal, especialmente frango", afirmam. A corretora des­­taca a perspectiva de crescimento de produtos industrializados, tais como margarinas, pizzas congeladas, massas prontas e produtos resfriados e congelados, "cujo aumento no consumo está diretamente relacionado ao crescimento de massa salarial e queda no índice de desemprego".

São Paulo - O crescimento da renda, que garantiu recordes de venda ao setor supermercadista em 2010, deve manter o consumo aquecido em 2011, mas o possível au­­mento dos preços dos alimentos, puxado pela alta das commodities e pela demanda aquecida, poderá desacelerar o volume das vendas de alimentos nos supermercados. Isso porque a inflação afeta, sobretudo, o poder de consumo das classes C e D, faixas da população que mais ampliaram o consumo.

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"O desafio será manter o mesmo patamar de crescimento em 2011. A tendência é de que a alta de preços afete o volume", diz o presidente da Associação Brasi­­leira de Supermercados (Abras), Sussumu Honda. Segundo ele, a quantidade de produtos vendidos cresceu na faixa dos 7% no ano passado na comparação com 2009, com base em levantamento da Nielsen, realizado a pedido da Abras. Esse patamar de crescimento será o maior ao menos desde 2005, quando a pesquisa passou a ser realizada.

Mesmo com o consumidor se deparando com preços mais altos nas prateleiras dos supermercados, a demanda permanecerá aquecida em 2011. Isso ocor­­re pelos ganhos de massa salarial acumulados nos últimos anos, incluindo as 30 milhões de pessoas que migraram entre 2004 e 2009 das classes D e E para a C – faixa que concentra renda de 4 a 10 salários mínimos. Segundo a consultoria econômica MB Asso­­ciados, a massa real de rendimentos projetada para 2011 aponta para uma evolução de 6,3%, diante de ganhos de 7,5% de 2010. "A demanda continuará forte, mas num patamar diferente, um pouco abaixo, mas com crescimento, é claro", afirma Honda, da Abras.

Consumo garantido

O economista da Associação Bra­­sileira das Indústrias da Ali­­men­­tação (Abia) Denis Ribeiro afirma que a alta dos preços poderá prejudicar o volume produzido em 2011, mas salienta que o mercado interno está fortalecido. "Mesmo com a desaceleração prevista para o PIB em 2011, a manutenção do emprego e da renda garantirá o consumo", diz Ribeiro. "Nunca o mercado de trabalho esteve tão bom quanto neste ano (2010), não só pelo baixo desemprego, mas também pela qualidade do emprego gerado", diz Cimar Azeredo, do IBGE.

O vice-presidente de relações corporativas do Pão de Açúcar, Hugo Bethlen, afirma que a re­­cente aceleração dos preços ainda não afetou as vendas nos su­­permercados e hipermercados. Ele enfatiza que, desde a implementação do Plano Real, em 1994, os preços se mantêm numa relativa estabilidade. "Não vemos nenhuma pressão inflacionária. Estamos tendo, inclusive, redução de preços em linhas de produtos industrializados", afirma. "O cliente não compra mais apenas a cesta básica ou promoção, mas sim um mix mais abrangente de produtos", completa. Se­­gundo relatório da Link Inves­­timentos, um dos fatores de risco para o desempenho das ações do Pão de Açúcar em 2011 reside no impacto da alta dos preços sobre o volume das vendas.

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Além da inflação gerada pela demanda no Brasil por produtos alimentícios, puxada pelos ga­­nhos de renda, não há no longo prazo sinais visíveis de que possa ocorrer um recuo na de­­manda internacional por commodities, principalmente no setor agrícola, afirma o coordenador de Análises Econômicas da Fun­­dação Getúlio Vargas (FGV), Salomão Quadros. "Uma das grandes questões entre os analistas, pelo que pude perceber, é o que vai acontecer com os preços dos alimentos (em 2011). O que posso dizer é que, no caso dos alimentos, a demanda está forte, e não dá mostras de arrefecimento, tanto no mercado do­­méstico quanto no mercado in­­terna­­cional", disse.