Celulares já substituem tocadores de mp3
Não sabe se deve continuar com seu velho tocador de mp3 ou trocá-lo por um celular com essa função? Os novos modelos de telefone disponíveis no mercado já contam com espaço suficiente para armazenar uma boa coleção de músicas, têm desenhos arrojados e funções de equalização (que controlam o volume de graves e agudos).
Esqueça o iPhone. Neste Natal, o desfile fica por conta de novos supertelefones tão ou mais avançados quanto o famoso celular da Apple. Entre eles estão os HTC Diamond (um dos melhores telefones com tela de toque do mercado), o Nokia N96, sucessor melhorado do famoso N95, o Samsung Omnia, além do BlackBerry Bold, o primeiro modelo 3G de um melhores aparelhos corporativos hoje em dia.
Outro destaque é o SonyEricsson X1, também conhecido como Xperia. Ele começa a ser vendido em janeiro e é uma boa opção se você quiser esperar além do Natal para comprar com um telefone de última geração.
Todos eles foram testados. Eles têm recursos avançadíssimos, como localização por satélite (GPS), conexão à internet sem fio (wi-fi) e compatibilidade com redes de terceira geração (3G), duas tecnologias ótimas para navegar na internet pelo celular por conta da velocidade banda larga.
Com exceção do N96 e do BlackBerry, os aparelhos têm telas sensíveis ao toque e interfaces bastante amigáveis. Também utilizam o sistema Windows Mobile 6.1, que, com seus botões minúsculos na tela, atrapalha os comandos de toque.
Só há um problema: o preço. Os modelos são tão caros que vão fazer sucesso apenas nas vitrines. Mas, quem sabe, eles poderão ser um bom presente para o Natal de 2009, com os preços mais em conta. Vale a pena conhecê-los.
X1 (Foto 1)
Fabricante Snony EricssonWeb www.sonyericsson.com.br.Preço R$ 1.999 (valor sugerido pelo fabricante para o varejo; não inclui os descontos de planos pós-pagos das operadoras)Avaliação O ponto forte do X1 é o seu teclado - igual ao padrão do computador - que facilita demais para digitar mensagens de textos, emails ou o endereço de um site. Na mão, a sensação é de segurar um videogame portátil ou um minicomputador.
É possível configurar o fundo de tela do jeito que você preferir, adicionando relógios, calendários e botões para os programas favoritos. Ele vem com sete opções de fundo de tela (painéis) pré-configuradas, incluindo uma do Google e outra com tocador de música. Ele também usa uma tela de toque bastante eficiente. A resposta aos comandos é rápida. Só faltou adicionar espaço para os arquivos. Ele só tem 480 MB, mas aceita cartões de memória. E prepare os músculos: o X1 é o mais pesado (158 gramas).
Touch Diamond (Foto 2)
Fabricante HTCWeb www.htc.com/brPreço R$ 1.999 (sugerido pelo fabricante; não inclui os descontos das operadoras)Avaliação Tem uma interface cheia de efeitos gráficos. As telas do relógio, das mensagens de texto, da previsão do tempo e até as fotos dos contatos são estilizadas e controladas facilmente com o toque dos dedos. É como se houvesse um outro sistema dentro do Windows Mobile. Mas o problema é que muitos recursos ainda usam a "carinha" do Windows, pouco amigável ao toque. Acertar o horário do alarme é uma tortura. A memória não agüenta muito e o celular fica lento com algumas horas de uso. Pelo menos tem 4 GB para armazenar arquivos.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast