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Suspensão temporária de contas pode ajudar a economizar

 | Divulgação

Janeiro é um mês que costuma trazer despesas extras, como IPVA, IPTU, além das compras de material escolar para quem tem criança em casa. Economizar é possível, sobretudo para o consumidor que vai aproveitar o verão, incluindo aí também o mês de fevereiro, para viajar. Optar por suspender serviços, como TV a cabo ou telefone, podem ajudar a controlar os gastos.

Segundo a advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) Mariana Ferreira Alves, o consumidor tem o direito de cancelar ao menos uma vez por ano suas contas de telecomunicação (telefonia móvel, internet e TV por assinatura) desde que a suspensão seja temporária.

Na prática, a interrupção pode ser de um a quatro meses e, claro, não precisa ser feita só na época das férias. Quando for solicitado, o religamento deve ser feito em 24 horas. No caso de telefone fixo e celular, o consumidor deve pesar antes de decidir se suspende o serviço. Mariana lembra que se a suspensão for menor que um mês ou superior a quatro meses, a Anatel permite que a empresa cobre taxa.

"O consumidor deve se informar junto à operadora para saber se a suspensão compensa ou não", recomenda.

Um serviço de TV por assinatura, por exemplo, cobra R$ 22,50 a partir do segundo pedido de suspensão de serviço de internet e telefone. Nesse caso, só vale se o consumidor não estiver inadimplente.

Além das faturas de telefone, o cliente pode economizar com contas de luz, gás e água e academia de ginástica. Mas Mariana lembra que é preciso calcular se a suspensão vale a pena. No caso da conta de luz, a Aneel prevê que empresas possam cobrar uma taxa para restabelecer o serviço, o que pode tirar a atratividade de suspensões em períodos muito curtos ou casas de veraneio.

Academias de ginástica, por exemplo, não obedecem a nenhuma regra e nesse caso vale negociar. No caso de jornais e revistas, é possível transferir o local de entrega.

O aposentado Marino Gibertoni, morador do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, conta que teve problemas com a empresa de tevê por assinatura, quando decidiu suspender o serviço, há cerca de dois anos. Como iria viajar, optou por cancelar a TV por assinatura por quatro meses e poupar o dinheiro. Apesar de solicitado o cancelamento, o serviço continuou sendo faturado.

"Depois de ligar muito e esperar por 20 dias, eles estornaram o que tinham cobrado e o sinal demorou 48h para voltar, mas tudo ficou resolvido", afirma.

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