A grife dos cristais Swarovski e o estilista Hussein Chalayan, de fama mundial, lançaram nesta quinta-feira, em Tóquio, um modelo bem diferente de roupa. Em desfile na cidade japonesa, as grifes exibiram vestidos, blusas e saias que emitem luz própria, graças a micro lâmpadas LED ou diodo emissor de luz.
As vestimentas do futuro começarão a ser vendidas no Japão já a partir do segundo semestre. As fabricantes, no entanto, não divulgaram o preço das novidades.
A técnica de embutir a tecnologia LED em roupas não chega a ser novidade, mas pela primeira vez duas grifes do mundo fashion internacional exibem interesse efetivo em adotar os diodos como diferencial.
Em setembro de 2006, a alemã dos eletroeletrônicos Philips exibiu os primeiros modelos comerciais de roupas que traziam LED em uma feira na Alemanha.
Na quarta-feira, a grife austríaca de cristais Swarovski também chamou a atenção da mídia ao lançar um modelo de notebook da Hello Kitty com cristais da marca, em parceria com a fabricante de eletrônicos NEC.