O governo estadual publicou no Diário Oficial da última sexta-feira (18) as novas tabelas com os valores venais dos veículos para o cálculo do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), para o exercício de 2016.
Baixe aqui o arquivo em PDF com os valores.
Para saber qual será a taxa, basta multiplicar o valor do veículo na tabela por 3,5%, que é a alíquota em vigor para automóveis. Ônibus, caminhões, veículos de carga, de aluguel ou que usam gás GNV pagam 1%.
Pagamento
Os proprietários de veículos emplacados no Paraná começarão a pagar o IPVA relativo ao exercício de 2016 a partir de 21 de janeiro. O estado concederá desconto de 3% aos contribuintes que optarem pela quitação em parcela única.
Quem preferir, pode efetuar o pagamento em três parcelas, sem acréscimos, nos meses de janeiro, fevereiro e março.
Segundo o governo do estado, as correspondências com os dados do veículo, valores do imposto e as guias para recolhimento seriam encaminhadas para os endereços dos contribuintes a partir do dia 15 de dezembro.
DPVAT
Vale lembrar que, Desde 2014, o vencimento do DPVAT, seguro obrigatório para indenizar vítimas de acidentes, é pago nos mesmos prazos do IPVA, e não mais junto ao licenciamento do veículo.
Mas o contribuinte deve ficar atento, pois o boleto do DPVAT não é enviado junto com o imposto do veículo. Para efetuar o pagamento, é preciso imprimir o boleto pela internet ou ir até uma agência do Banco do Brasil munido do número do Renavam do veículo.
Frota
O Paraná conta com uma frota de 6,62 milhões de veículos e, destes, 4,38 milhões são tributados. O crescimento da frota tributada no estado foi de 0,6%, com o emplacamento de 206.119 veículos entre janeiro e outubro (no exercício anterior o crescimento foi de 4,4%).
Veja abaixo os prazos de pagamento do IPVA de 2016 :
Pagamento à vista
*