A TAM confirmou nesta quarta-feira a contratação de 205 ex-aeronautas (equipe de bordo) da Varig até setembro. A empresa também deve absorver outros funcionários da Varig, já que pretende aumentar sua frota das atuais 88 aeronaves para pelo menos 96 até o fim do ano. Mas novas contratações não devem ser anunciadas antes de sexta-feira, quando a TAM divulga seu balanço semestral.

CARREGANDO :)

No último dia 22, a Varig comunicou a demissão de 5.500 de seus 9.485 empregados. Até o fim do primeiro semestre, ou seja, antes contratações anunciadas nesta quarta, a TAM tinha um quadro com 10.240 funcionários. Destes, 1.150 são pilotos e co-pilotos.

Para cada nova aeronave, a TAM precisará de reforço nas áreas de manutenção, de atendimento e nas áreas administrativas, além de pessoal de bordo. No entanto, a companhia não divulgou uma estimativa do número de contratações futuras.

Publicidade

Na página da empresa na internet também são anunciadas vagas para analistas de estratégia, atendentes de call center, mecânicos, chapeadores e auditores. Além disso, há uma vaga anunciada para cada função a seguir: analista de custos, assistente de importação, técnico em mecânica, técnico de qualidade, assistente bilíngüe, secretária bilíngüe, analista de sistemas e auxiliar da área de combustíveis.

O mercado doméstico cresceu 21,5% no primeiro semestre, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

De carona da crise da Varig e na expansão do setor no Brasil, a participação de mercado da TAM vem crescendo nos últimos meses e chegou a 47,6% em junho. O percentual de passageiros transportados pela companhia no primeiro semestre cresceu 33,7% no mercado doméstico e 41,2% no mercado internacional, em relação ao mesmo período do ano anterior. Enquanto isso, os percentuais da Varig encolheram 26,3% e 24,5%, respectivamente, na mesma comparação.

Veja também
  • Ministério Público do Trabalho quer que a VarigLog assuma dívidas trabalhistas
  • Varig demite 90% do pessoal em Belo Horizonte
  • Justiça manda bloquear recursos da Varig para pagar os funcionários