A TAM Linhas Aéreas, maior companhia aérea do Brasil, aumentou sua participação no mercado doméstico para 47,4% no acumulado de janeiro a outubro deste ano, com crescimento de 6,3 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2005, de acordo com dados oficiais do setor, divulgados nesta sexta-feira pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), relativos aos vôos internacionais operados por companhias aéreas brasileiras.

CARREGANDO :)

Segundo a nota divulgada pela companhia aérea também nesta sexta, no mês de outubro, a TAM obteve participação de 51,1% nos vôos domésticos e manteve a liderança na aviação civil brasileira conquistada há 40 meses, com aumento de 9,2 pontos percentuais em relação ao mesmo mês de 2005.

No acumulado dos primeiros dez meses deste ano, a TAM elevou para 34,1% a sua participação nas linhas internacionais operadas pelas companhias aéreas brasileiras, com crescimento de 16,2 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2005, segundo as estatísticas da Anac.

Publicidade

Em outubro, a companhia obteve market share de 58,2% nas operações internacionais, com aumento de 38 pontos percentuais na comparação com o mesmo mês de 2005 e manteve a liderança conquistada neste segmento desde julho passado.

A taxa de ocupação (load factor) dos vôos internacionais da TAM foi de 75% em outubro. O volume de passageiros-quilômetros transportados (RPK) pela TAM cresceu 34,5%, enquanto a sua oferta de assentos-quilômetros (ASK) aumentou 43,7%. Na indústria como um todo, esses indicadores recuaram, respectivamente, 53,4% e 47,1%.

O load factor da Companhia nos vôos domésticos em outubro bateu a marca de 72%, índice superior à média do mercado, e cresceu um ponto percentual em relação ao mesmo mês de 2005.

O volume de passageiros-quilômetros transportados (RPK) pela TAM aumentou 28,1% na comparação com outubro de 2005, enquanto o setor registrou crescimento de 5% no mesmo período. A oferta de assentos-quilômetros (ASK) da TAM cresceu 26,1%, enquanto o aumento na indústria foi de 6%.

A TAM manteve a condição de maior companhia aérea do Brasil alcançada desde abril deste ano, quando passou a ser responsável pelo maior volume de tráfego aéreo do país. Em outubro, somando-se os vôos domésticos e internacionais, atingiu 2.327.026 mil passageiros-quilômetros transportados, equivalentes a 52,7% de market share total. A TAM está também na liderança do total dos vôos domésticos e internacionais no acumulado dos dez primeiros meses de 2006, com participação de 43,1%.

Publicidade