A companhia aérea TAM e a portuguesa TAP anunciaram parceria nesta sexta-feira para compartilhar rotas a partir de julho, o que amplia a presença da empresa brasileira na Europa mas não reduz o seu interesse pelas rotas internacionais da Varig.
Com o acerto, a TAM poderá comercializar vôos da TAP entre Brasil e Portugal, os quais podem se estender a outras capitais européias, tendo Lisboa como ponto de conexão, e a localidades menores em Portugal, Espanha e França.
A companhia aérea portuguesa -que em julho chegará a 60 vôos semanais para o Brasil, entre os quais a nova rota Lisboa-Brasília- poderá oferecer mais destinos no país, começando pelo Sudeste, e outros locais do Cone Sul.
Além disso, as companhias vão interligar os programas "Fidelidade TAM" e "Victoria", da TAP. A expectativa é de 10 mil passageiros adicionais por ano para as duas empresas.
Esse é o primeiro acordo da TAM nesse formato desde 1999, quando assinou uma parceria com a Air France. Um ano antes, foi anunciado acordo com a American Airlines.
"Este acordo está dentro da estratégia de fazer acordos bilaterais com os mais importantes 'players' de cada destino internacional onde atuamos", disse a jornalistas o presidente da TAM, Marco Antonio Bologna.
"Ele também tem um formato diferente do que a Varig tinha antes (com a TAP), porque eles voavam exclusivamente para Lisboa e nós não vamos fazer só isso. Teremos ali um ponto na Europa para entrar melhor no continente", acrescentou.
A idéia da TAM de se aproximar das maiores empresas aéreas também vale para a Alemanha: a empresa já conversa com a Lufthansa para firmar uma parceria.
Além disso, segundo Bologna, a companhia mantém interesse nas rotas internacionais da Varig, recentemente comprada pela Gol, que não estão sendo operadas.
O presidente-executivo da TAP, Fernando Pinto, afirmou que a aproximação com a TAM começou em 2006, quando a empresa portuguesa não pôde mais contar com a Varig para distribuir seus passageiros pelo Brasil.
"A TAP precisava ter uma distribuição à altura e encontramos isso na TAM, que tem volume de mercado suficiente para isso", disse ele.
Fernando Pinto, que já foi presidente da Varig, acrescentou que a TAM pode se beneficiar mais à frente de outros possíveis acordos da TAP, que negocia, por exemplo, entrada no mercado asiático por meio da Air China.
Conselho
Em assembléia realizada nesta sexta-feira, Maria Cláudia Amaro Demenato, filha do falecido comandante Rolim Adolfo Amaro, assumiu a presidência do Conselho de Administração da TAM. Ela substituirá a mãe, Noemy Almeida Oliveira Amaro, que permanecerá no conselho.
Maurício Rolim Amaro, irmão de Maria Cláudia, assumirá a vice-presidência do Conselho.
Entre os conselheiros independentes da TAM, o ex-presidente da Petrobras Henri Philippe Reichstul será substituído pelo ex-ministro da Casa Civil Pedro Parente.
Segundo Bologna, a indicação do substituto de Reichstul se deve ao "currículo impressionante" e ao "histórico de eficiência" de Parente no serviço público ao longo do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Os demais conselheiros independentes da TAM foram reeleitos.
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