A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou no início da noite desta quinta-feira (12) que a TAM deverá ser multada em até R$ 2,23 milhões pelo cancelamento do voo 8078, que deveria decolar para Nova York na última terça-feira. O grupo só conseguiu seguir viagem 13 horas e meia depois no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão). Até o final do mês, a agência vai instalar um posto de serviço no aeroporto para intensificar a fiscalização.
A diretoria da Anac se reuniu com representantes da empresa nesta quinta-feira para para obter explicações sobre a assistência prestada aos passageiros. Por lei, após duas horas de atraso é obrigação da empresa aérea fornecer comida aos clientes, e, após quatro horas, hospedagem. No entanto, os passageiros reclamaram que nada disso foi providenciado.
"Para intensificar a fiscalização sobre a atuação das empresas aéreas, a diretoria da ANAC decidiu instalar posto de serviço no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), que deverá entrar em operação até o final deste mês, e reforçar a estrutura dos postos existentes em Guarulhos e Brasília", diz nota da Anac.
A agência reforça que os passageiros insatisfeitos com atendimento da companhias aéreas podem entrar em contato com a central telefônica (0800 725 4445) que funciona 24h com atendimento gratuito em português, inglês e espanhol.