A TAM recuperou a primeira posição no mercado doméstico de aviação em outubro, depois de dois meses atrás da rival Gol. No mês passado, a empresa abocanhou uma fatia de 39,62% nesse segmento, enquanto a concorrente ficou com 37,08%, de acordo com dados divulgados ontem pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Em fevereiro, a Gol alcançou pela primeira vez a liderança nos voos domésticos. Desde então, a companhia e a TAM vêm se alternando no posto.
As demais companhias aéreas ganharam espaço no mês passado. A fatia das empresas de menor porte fechou em 23,30% em outubro, ante 17,84% registrado no mesmo período do ano passado. Esse crescimento foi capitaneado pelas companhias de menor porte, como Azul, Avianca, Trip e Webjet esta última foi comprada pela Gol, mas ainda não incorporada pela empresa.
Embora tenha crescido em relação à agora vice-líder na comparação com o mês imediatamente anterior, a TAM registrou um recuo de 0,2% na sua demanda doméstica em outubro na comparação com igual mês do ano passado. Na Gol, a procura por transporte aéreo cresceu 3,55% nessa mesma comparação, abaixo da média do setor.
Desaceleração
Na soma de todas as companhias, o crescimento da demanda doméstica medida pela Anac desacelerou pelo terceiro mês consecutivo, com uma variação de 8,81% na comparação com outubro de 2010. Para especialistas do setor, esse movimento já é resultado do desaquecimento da economia e do aumento do preço médio das tarifas.
No segmento internacional operado apenas por empresas brasileiras, outubro teve o menor crescimento da demanda do ano, uma alta de apenas 3,42% sobre igual mês de 2010. A liderança também foi da TAM (87,98%), seguida pela Gol (10,77%). Esse segmento, porém, recebe a concorrências das aéreas estrangeiras.