A TAM informou nesta quinta-feira que fechou o terceiro trimestre com lucro líquido de 348 milhões de reais, revertendo prejuízo de 663,6 milhões de reais em igual período do ano passado.
Entre julho e setembro, a receita líquida obtida pela maior companhia aérea brasileira foi de 2,419 bilhões de reais, uma queda de 16,5 por cento em relação aos 2,896 bilhões de reais auferidos em igual intervalo de 2008.
No trimestre, a geração de caixa da TAM, medida pelo Ebitdar (lucros antes de juros, impostos, depreciação e custos com leasing de aeronaves), ficou em 377,1 milhões de reais, 10,6 por cento menor do que os 421,8 milhões de reais do terceiro quarto de um ano antes.
Segundo a companhia, os resultados do período mostram uma tendência de recuperação dos efeitos da crise global, o que se traduziu no aumento da demanda no mercado doméstico, que cresceu 26 por cento comparado com o mesmo período de 2008.
O resultado da última linha foi favorecido pela queda anualizada de 14,8 por cento das despesas operacionais no trimestre, para 2,318 bilhões de reais, movimento produzido sobretudo pelo declínio de 36,5 por cento nos gastos com combustíveis.
A empresa também apresentou seus resultados no padrão contábil internacional (IFRS, na sigla em inglês). Por este padrão, a TAM obteve no trimestre um lucro líquido de 213,2 milhões de reais, ante prejuízo de 465,4 milhões de reais em igual etapa de 2008.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast