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Tarifa cai, mas satisfação do consumidor não melhora

Índice de satisfação oscilou pouco após queda na conta de luz | Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo
Índice de satisfação oscilou pouco após queda na conta de luz (Foto: Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo)

A queda de mais de 18% no valor da tarifa de energia elétrica promovida pelo governo federal não elevou significativamente a satisfação dos consumidores residenciais neste ano, segundo levantamento realizado pelo Instituto Innovare para a Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee).

Em 2013, o índice de satisfação dos consumidores subiu pouco, dentro da margem de erro, para 78,7%, ante 78,2% no ano passado. As entrevistas foram feitas entre 16 de fevereiro e 6 de abril, período em que os usuários começaram a perceber nas contas de luz a redução das tarifas.

Para Nelson Fonseca Leite, presidente da Abradee, o governo acabou capturando para si os benefícios da política de redução das tarifas, tirando do setor qualquer tipo de impressão positiva sobre a melhora nos serviços de energia elétrica.

Apesar da redução no preço das tarifas, permaneceu em queda a percepção específica quanto ao nível de fornecimento de energia aos usuários brasileiros, em tendência que teve início a partir de 2009. A piora nessa avaliação por parte dos usuários combina com o crescimento no número de interrupções no fornecimento de energia percebido no país nos últimos anos.

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