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AVIAÇÃO

Tarifas de comunicação de aeronaves com aeroportos vão aumentar 72%

Segundo a ABEAR, o aumento vai comprometer ainda mais as margens do setor | Henr y Milleo
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Segundo a ABEAR, o aumento vai comprometer ainda mais as margens do setor (Foto: Henr y Milleo /Gazeta do Povo)

A partir de 1º de outubro as tarifas de uso de comunicação e de navegação de aeroportos e de voos domésticos e internacionais vão aumentar 72%. A decisão é do Comando da Aeronáutica que publicou nesta segunda-feira (17), no Diário Oficial da União, portaria com os novos valores.

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), que reúne a Avianca, Azul, Gol e TAM, informou que ainda não é possível avaliar qual será o impacto do aumento das tarifas nos custos de operação das companhias áreas.

A associação explica ainda que a relação entre custos e preços repassados aos passageiros não é direta, mas que o aumento “é superior ao dobro do IPCA registrado de 2012 (último aumento) até julho deste ano (30,68%)”.

Segundo a ABEAR, o aumento vai comprometer ainda mais as margens do setor em um momento que “a economia brasileira não dá sinais de melhora imediata, que o dólar atinge cotações recordes e que o crescimento de demanda no transporte aéreo sofre uma redução depois de anos de crescente expansão”.

Tarifas

As tarifas que terão aumento são as “tarifas de uso das comunicações e dos auxílios-rádio à navegação aérea em área de controle de aproximação (TAT-APP – cobrado dos proprietários ou exploradores de aeronaves) e das tarifas de uso das comunicações e dos auxílios-rádio à navegação aérea em área de controle de aeródromo (TAT-ADR)”, cobrada em função se os voos são domésticos ou internacionais.

Estão incluídos os voos que utilizam, por exemplo, os principais aeroportos do país: os do Rio, Galeão e Santos Dumont; de São Paulo, Guarulhos e Congonhas; de Brasília; de Salvador, entre outros.

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