Levantamento feito em agosto pelo Procon-PR, que atua na proteção e defesa do consumidor, mostra diferenças de até 300% na cobrança de tarifas bancárias para pessoa física entre oito bancos. Esse porcentual refere-se ao fornecimento do talão de cheque, a partir da 21.ª folha, com a cobrança variando entre R$ 0,40 a R$ 1,60, e à tarifa por saque no terminal de auto-atendimento, de R$ 0,50 a R$ 2.
A pesquisa foi feita em oito instituições financeiras e as tarifas bancárias avulsas referem-se à cobrança de valores máximos. O cliente deve exigir que o banco mantenha afixados nas agências bancárias, em locais visíveis, os dados relativos aos serviços cobrados e seus respectivos valores, bem como a periodicidade da cobrança.
Os bancos pesquisados foram Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Real, Santander e Unibanco, abrangendo 30 itens. Mas, no comparativo, estão incluídos 27, em razão da diversidade na apresentação do produto/serviço. Os valores, vigentes em 8 de agosto, foram obtidos nos sites oficiais das instituições bancárias. O consumidor pode acessar o levantamento no endereço eletrônico do Procon-PR, www.pr.gov.br/proconpr no link "Pesquisas".
Ao verificar as tarifas bancárias é preciso observar todas as informações relativas ao item selecionado, como a cobrança da manutenção do cartão magnético, que varia por período da cobrança, que pode ser mensal ou trimestral, conforme a instituição.
O Procon lembra que não há tabelamento de tarifas bancárias. Portanto, os valores cobrados pela prestação de serviços iguais em diferentes fornecedores podem apresentar grande variação.