A Tata Motors, maior indústria automobilística da Índia, vai lançar até o início de 2008 seu carro ultrapopular. O veículo é chamado de "carro de um lakh", preço equivalente a 100 mil rúpias ou US$ 2,2 mil (cerca de R$ 5 mil). "O objetivo da Tata é fazer um carro que as famílias pobres possam comprar - será um carro robusto, seguro, sem sofisticação", disse P. M. Telang, presidente da divisão de veículos comerciais.
O ultrapopular da Tata será um carro de quatro portas e com capacidade para cinco pessoas. Segundo relatos da imprensa local, a Tata está testando um motor de 700 a 800 cilindradas para seu novo modelo. O protótipo anterior que a montadora estava avaliando tinha um motor de 550 cilindradas, mas não era forte o suficiente para um carro com capacidade para cinco pessoas.
O objetivo é vender o ultrapopular no mercado doméstico e exportar para países em desenvolvimento similares à Índia, como o Brasil, diz Telang. De acordo com ele, o Brasil é um mercado atraente para a Tata, porque a empresa tem experiência em fabricar veículos que se adaptam às condições de países em desenvolvimento.
"Sabemos fazer veículos robustos, que se adaptam às condições das estradas, além de termos redes de distribuição de peças baratas", diz Telang. Segundo ele, a Tata está na "fase exploratória", estudando o mercado brasileiro.
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