No último trimestre de 2005, 33,1 milhões de brasileiros com mais de 16 anos e telefone fixo em casa possuíam acesso à internet, seja no domicílio, no trabalho, na escola, na universidade ou em locais públicos, segundo um levatamento do Ibope Inteligência.
Isso representa uma alta de 3,8% em relação ao mesmo período do ano anterior e equivale a 17,8% da população brasileira de todas as idades, composta por 185,8 milhões de pessoas. Um outro levantamento do Ibope mostra que 20 milhões de pessoas com mais de dois anos no Brasil têm computador em casa, o equivalente a 10,8% da população.
A primeira pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira na Telexpo, um dos principais eventos de telecomunicações da América Latina que acontece até esta sexta-feira em São Paulo.
Segundo o Ibope, houve uma desaceleração do crescimento em relação aos anos anteriores, devido à dificuldade de se expandir o acesso para camadas menos privilegiadas da população.
Segundo a instituição, sites de comunidades (sites de relacionamento, blogs e fotoblogs) são os mais populares no país e respondem por 31% do uso total da rede no domicílio.
Duas categorias tiveram um desempenho expressivo em 2005: jogos online, que já é a sexta categoria mais utilizada, com 4,1% do tempo total, e música, que ocupa a oitava posição, com 2,1% do tempo total de uso da rede nas residências.
Confira a lista das categorias que mais tomam tempo dos internautas no Brasil:
1. Comunidades
2. E-mail
3. Portais de Interesse Geral
4. Ferramentas de Busca
5. Bancos Comerciais e Instituições de Crédito
6. Jogos Online
7. Governo
8. Adulto
9. Música
10. Entretenimento Multicategoria