Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
indicadores

Taxa de desemprego cairá mais, diz Dieese

A taxa média de desemprego em sete regiões metropolitanas do país caiu para 10,1% em outubro, ante 10,6% em setembro, de acordo com pesquisa da Fundação Seade e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Foi o primeiro recuo após seis meses de relativa estabilidade, e a expectativa é de que a taxa de desemprego diminua ainda mais nos próximos meses, segundo Alexandre Loloian, economista da Fundação Seade.

A pesquisa feita pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), que usa metodologia diferente e abrange seis regiões metropolitanas, também mostrou uma queda do desemprego no mês, para 5,8%.

A queda no levantamento do Dieese também foi observada na comparação anual, uma vez que, em outubro do ano passado, a taxa estava em 10,8%. O total de desempregados no conjunto das sete regiões, em outubro, foi estimado em 2,240 milhões de pessoas, 122 mil a menos que no mês anterior.

A pesquisa foi realizada nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Distrito Federal. O total de ocupados foi estimado em 20,04 milhões de pessoas, para uma População Economicamente Ativa (PEA) de 22,2 milhões.

Medo da crise

Na avaliação dos coordenadores da pesquisa, a queda da taxa de desemprego na região metropolitana de São Paulo, a mais populosa, está relacionada à redução da população economicamente ativa. O que pode ser explicado, entre outros fatores, pelo clima de apreensão criada pela crise econômica mundial – Loloian, da Fundação Seade, lembrou que em outubro de 2008, início da última recessão mundial, houve também uma queda da população economicamente ativa. Além disso, a manutenção da situação familiar satisfatória estaria desestimulando muitas pessoas a ingressar no mercado de trabalho.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.