Quem perdeu o prazo para entregar a declaração de isento do Imposto de Renda, que terminou nesta quinta-feira, deve procurar as agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios e pagar uma taxa de R$ 5,50 para regularizar a situação. Os que não fizeram a declaração pela primeira vez ficarão com o CPF pendente de regularização na Receita. Já aqueles que não declararam pela segunda vez terão o documento suspenso e ficarão com restrições em bancos, lojas e em concursos públicos.

CARREGANDO :)

Até o fim da tarde, haviam sido entregues 59 milhões de declarações, mas a Receita acredita que o número final irá se aproximar dos 63 milhões de declarações.

- Do total entregue, não foram incluídas as declarações de isentos enviadas nesta quinta-feira pelas lotéricas e pelos demais canais de entrega - disse o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir.

Publicidade

Durante todo o dia de ontem, o site da Receita Federal ficou congestionado, causando lentidão nos computadores e até panes em diversos momentos. Nos Correios e nos bancos, não houve filas causadas pelas declarações de última hora. Mas, muita gente tentou enviar a declaração pela internet e não conseguiu.

É o caso da dona-de-casa Maria Aparecida Marçal, de 59 anos. Ela esqueceu que precisava enviar a declaração e o computador de sua neta ficou parado por defeito nos últimos 15 dias.

- Só lembrei ontem de manhã, mas como estava doente, pedi ao vizinho para enviar para mim. Mas ele tentou o dia inteiro mandar pela internet e não conseguiu. O jeito vai ser pagar a taxa - diz.