Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Juros

Taxas bancárias têm alterações mínimas, diz Procon

As taxas de juros de empréstimo pessoal e cheque especial dos principais bancos brasileiros permaneceram praticamente estáveis entre junho e julho, segundo levantamento da Fundação Procon de São Paulo (Procon-SP).

A taxa média de empréstimo pessoal dos bancos pesquisados foi de 5,42% ao mês, inferior aos 5,50% de junho. A queda de 0,08 ponto percentual, no entanto, é explicada pela entrada do banco Safra no levantamento deste mês.

Levando-se em consideração apenas as instituições pesquisadas em junho, a taxa permaneceu inalterada. Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú Unibanco e Santander permaneceram com a mesma taxa de juros do mês anterior.No cheque especial, a taxa média dos bancos pesquisados foi de 8,05% ao mês, 0,31 ponto percentual abaixo do valor de julho, que foi de 8,36%.

A queda foi puxada pelo Banco do Brasil, que alterou de 8,27% para 5,70% ao mês o juros do cheque especial, e pelo HSBC, que baixou sua taxa de 9,98% para 9,94% ao mês. Os demais bancos -Bradesco, Caixa, Itaú e Santander- mantiveram suas taxas de cheque especial.

Excluindo o banco Safra da comparação, as taxas do cheque especial praticadas pelos demais bancos caiu 0,43 ponto percentual, para 7,93% ao mês.

A pesquisa foi feita pelo Procon do Estado de São Paulo em 2 de julho, nos bancos do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Safra e Santander.

Segundo o órgão de defesa do consumidor, como existe a possibilidade de variação da taxa do empréstimo pessoal em função do prazo do contrato, foi estipulado o período de 12 meses. Para o cheque especial, foi considerado o período de 30 dias.

Os dados coletados referem-se às taxas máximas pré-fixadas para clientes não preferenciais, independente do canal de contratação.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.