O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, disse nesta sexta (17) que vai encaminhar ao Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) proposta para destinação de R$ 200 milhões para financiamento de carros novos a taxistas. De acordo com a proposta, que será avaliada na próxima reunião do conselho, marcada para 28 de julho, a linha de financiamento prevê taxa de juros mensal de até 0,82%.
"A ideia desta linha é aquecer a cadeia do setor automotivo, que passa por setores como siderurgia, mineração e autopeças", disse o ministro. A linha terá uso exclusivo para veículos novos e financiará até 90% do valor do veículo, com limite de R$ 60 mil.
O Ministério do Trabalho também encaminhará ao Codefat proposta de seguro-defesa para os pescadores da Bacia do Uruguai. Os trabalhadores daquela região foram impedidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) de realizar pescas por tempo ainda indeterminado. De acordo com Lupi, serão atendidos 7.500 pescadores, que receberão um salário mínimo por tempo ainda a ser definido, para compensar a suspensão dos trabalhos.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast