O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que a Petrobras terá um prazo de dez dias para explicar a renovação dos contratos de publicidade com as agências F/Nazca S&S Publicidade, Duda Mendonça e Associados e Rede Interamericana de Comunicação. Os contratos foram renovados no fim do ano passado, sob a justificativa de que não haveria tempo para a empresa fazer novos processos de licitação.
A Petrobras terá ainda que detalhar a campanha que será feita para o anúncio da auto-suficiência do Brasil em Petróleo, explicar o que a motivou, detalhar os valores gastos e justificar, ainda, uma eventual participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no anúncio da conquista.
A decisão foi anunciada nesta quarta-feira, a partir do voto do ministro relator Guilherme Palmeira. O contrato firmado com a Duda Mendonça foi fechado em dezembro de 2003 e envolvia o montante de R$ 63 milhões. Após uma série de aditivos, no entanto, o valor do negócio chegou a R$ 213,9 milhões.
O mesmo ocorreu com as duas outras agências. O contrato com a F/Nasca passou de R$ 63 milhões para R$ 180,2 milhões, e o da Rede Interamericana pulou de R$ 63 milhões para 228,9 milhões.
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