Captar a atenção e envolver o consumidor em um ambiente onde milhares de mensagens simultâneas se cruzam tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil para as marcas. Um caminho para se destacar, na opinião do diretor geral da empresa portuguesa YDreams, Miguel Remédio, é a interatividade. "Com tecnologia, podemos gratificar instantaneamente as pessoas, fazer elas se envolverem, jogarem com a mensagem."
No dia 30 de novembro Remédio estará em Curitiba para contar como a YDreams, especializada em design de experiência e produtos interativos, tem feito isso. Ao lado do fundador e presidente do conselho da empresa, António Câmara, ele faz uma das palestras do Fórum de Marketing 2009, promovido pela Universidade Positivo.
Remédio vai destacar o uso da "realidade aumentada" tecnologia que coloca objetos virtuais no mundo real. Com ela, a YDreams fez, por exemplo, com que espectadores sentados em uma sala de cinema brincassem com bolhas de sabão sintéticas, como se fossem reais, para divulgar uma marca de sabonete. "Utilizamos a interatividade fora do contexto do computador. O consumidor deixa de ser um mero espectador, passa a ser envolvido e constrói a experiência à sua medida", resume o executivo.
Valor
O executivo reconhece que muitas novidades tecnológicas ainda têm custos elevados se comparadas às ferramentas tradicionais de comunicação, mas argumenta que a interatividade compensando o investimento. "Caro ou barato é algo muito relativo. Você pode gastar R$ 5 para colocar um display e não ter retorno nenhum. Então, isso fica caro", diz. Mas a própria YDreams, diz o executivo, também já estuda opções mais baratas como um papel interativo que, impresso, funcionará como uma tela.
Evento
A grande estrela do Fórum de Marketing é o ex-prefeito de Nova Iorque, Rudolph Giuliani. Ele faz a palestra de abertura do evento, que tem como tema a liderança e as soluções de conflitos. No encerramento, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso fala sobre "Como conquistar confiança e credibilidade". Também estão agendadas palestras com o vice-presidente executivo da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), Guilherme Cunha Pereira, sobre o futuro da comunicação, e com o diretor mundial de marketing da Unilever, Simon Clift.
O superintendente de marketing do Grupo Positivo, Rogério Mainardes, diz que o evento deste ano tem uma programação "muito ousada e inteligente", voltada para a aplicação prática nas empresas e também para uma reflexão do comportamento humano e das tecnologias frente aos desafios da comunicação e do marketing.Serviço: O Fórum de Marketing 2009 acontece na Universidade Positivo no dia 30 de novembro, das 8 h às 18h30. Mais informações estão disponíveis no site www.forumdemarketing.com.br.