Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Marketing

Tecnologia aproxima marcas e consumidores

“Utilizamos a interatividade fora do contexto do computador. O consumidor deixa de ser um mero espectador, passa a ser envolvido e constrói a experiência à sua medida.”
Miguel Remédio, diretor geral da YDreams | Priscila Forone/ Gazeta do Povo
“Utilizamos a interatividade fora do contexto do computador. O consumidor deixa de ser um mero espectador, passa a ser envolvido e constrói a experiência à sua medida.” Miguel Remédio, diretor geral da YDreams (Foto: Priscila Forone/ Gazeta do Povo)

Captar a atenção e envolver o consumidor em um ambiente onde mi­­lhares de mensagens simultâneas se cruzam tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil pa­­ra as marcas. Um caminho para se destacar, na opinião do diretor ge­­ral da empresa portuguesa YDreams, Miguel Remédio, é a interatividade. "Com tecnologia, po­­demos gratificar instantaneamente as pessoas, fazer elas se en­­volverem, jogarem com a mensagem."

No dia 30 de novembro Remé­dio estará em Curitiba para contar como a YDreams, especializada em design de experiência e produtos interativos, tem feito isso. Ao lado do fundador e presidente do conselho da empresa, António Câmara, ele faz uma das palestras do Fórum de Marketing 2009, promovido pela Universi­dade Positivo.

Remédio vai destacar o uso da "realidade aumentada" – tecnologia que coloca objetos virtuais no mundo real. Com ela, a YDreams fez, por exemplo, com que espectadores sentados em uma sala de cinema brincassem com bolhas de sabão sintéticas, como se fossem reais, para divulgar uma marca de sabonete. "Utilizamos a interatividade fora do contexto do computador. O consumidor deixa de ser um mero espectador, passa a ser envolvido e constrói a experiência à sua medida", resume o executivo.

Valor

O executivo reconhece que muitas novidades tecnológicas ainda têm custos elevados se comparadas às ferramentas tradicionais de comunicação, mas argumenta que a in­­teratividade compensando o in­­vestimento. "Caro ou barato é al­­go muito relativo. Você pode gastar R$ 5 para colocar um display e não ter retorno nenhum. Então, isso fi­­­­ca caro", diz. Mas a própria YDreams, diz o executivo, também já estuda opções mais baratas – como um papel interativo que, im­­presso, funcionará como uma tela.

Evento

A grande estrela do Fórum de Mar­keting é o ex-prefeito de Nova Ior­que, Rudolph Giuliani. Ele faz a pa­­lestra de abertura do evento, que tem como tema a liderança e as soluções de conflitos. No encerramento, o ex-presidente Fernan­do Henrique Cardoso fala sobre "Co­­mo conquistar confiança e credibilidade". Também estão agendadas palestras com o vice-presidente executivo da Rede Paranaen­se de Comunicação (RPC), Gui­lher­me Cunha Pereira, sobre o futuro da comunicação, e com o diretor mundial de marketing da Unilever, Simon Clift.

O superintendente de marketing do Grupo Positivo, Rogério Mainardes, diz que o evento deste ano tem uma programação "muito ousada e inteligente", voltada para a aplicação prática nas empresas e também para uma reflexão do comportamento humano e das tecnologias frente aos desafios da comunicação e do marketing.Serviço: O Fórum de Marketing 2009 acontece na Universidade Positivo no dia 30 de novembro, das 8 h às 18h30. Mais informações estão disponíveis no site www.forumdemarketing.com.br.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.