Os fundos de pensão Previ, Petros e Funcef assinaram nesta quarta-feira acordo de aquisição, por US$ 515 milhões, dos 38% que a Telecom Italia detém na Solpart, empresa controladora da Brasil Telecom Participações . A informação foi dada à Reuters pelo sócio-diretor da Angra Partners, Pedro Paulo de Campos. A Angra é gestora do interesse dos fundos na operadora de telecomunicações brasileira.

CARREGANDO :)

Concomitantemente ao acordo de compra, sócios da Brasil Telecom assinaram um Acordo de Exoneração Mútua, que os proíbe de entrar com ações na Justiça, encerrando inclusive os litígios e arbitragens atuais.

Com essa negociação, a Brasil Telecom prevê que serão encerrados os processos administrativos na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) quanto à sobreposição de licenças de operação com a Telecom Italia, que detém o controle da TIM Participações .

Publicidade

A Telecom Italia estava afastada da gestão da Brasil Telecom porque a legislação brasileira não permite que um mesmo grupo controlador tenha operações sobrepostas. A Brasil Telecom atua em telefonia móvel na região Centro-Sul do país e a TIM, em todo o Brasil.

O grupo italiano contratou o JP Morgan há um ano para encontrar um comprador para seus ativos na Brasil Telecom. No mês passado, a egípcia Orascom Telecom abandonou as negociações.

Os fundos de pensão que fazem parte do grupo do controle da Brasil Telecom, que inclui ainda o Citigroup, já chegaram a manifestar interesse de sair futuramente da operadora de telecomunicações.

Autoridades brasileiras têm saído em defesa do fortalecimento de uma empresa brasileira de telecomunicações frente ao crescimento da espanhola Telefónica e dos interesses do bilionário mexicano Carlos Slim no setor no Brasil. Uma fusão entre Brasil Telecom e Oi, antiga Telemar, é considerada possível.