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Consumidor

Telefonia é campeã de queixas no Procon

Veja o ranking dos setores com maior número de atendimentos feitos pelo Procon |
Veja o ranking dos setores com maior número de atendimentos feitos pelo Procon (Foto: )
Feira de Serviços, realizada ontem no Centro de Curitiba, foi parte da programação do Dia Internacional do Consumidor |

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Feira de Serviços, realizada ontem no Centro de Curitiba, foi parte da programação do Dia Internacional do Consumidor

Os setores de telefonia e financeiro foram os campeões de reclamações dos consumidores paranaenses junto ao Procon-PR em 2009 – ano em que o número de atendimentos bateu o recorde desde a criação do órgão em 1991. Ao todo, foram 182 mil registros, o que representa um crescimento de 15% em relação ao número de reclamações atendidas em 2008.

Juntos, os dois segmentos "monopolizaram" as cinco primeiras posições do ranking, encabeçado por telefonia fixa, com 14,2 mil atendimentos no decorrer do ano passado. A lista segue com as reclamações envolvendo bancos comerciais (8,7 mil), telefonia celular (6,7 mil), cartões de crédito (5,7 mil) e financeiras (4,6 mil).

A média de atendimentos do órgão foi de 739 pessoas ao dia, sendo que os pedidos de orientações e esclarecimentos foram responsáveis por quase 90% desses registros. Além disso, o Procon-PR abriu mais de 16 mil processos administrativos, enquanto outros serviços, como emissão de certidões, superaram os 6 mil atendimentos no ano passado.

Consciência

Para o Procon, o recorde de 2009 indica que os consumidores estão mais conscientes, buscando as informações sobre seus direitos. "Não adianta ter uma lei como o Código de Defesa do Consumidor, uma das mais modernas do mundo e o consumidor não exercer seus direitos. Queremos deixar a população cada vez mais consciente", afirma a coordenadora do Procon-PR, Ivanira Gavião Pinheiro.

Ontem, o Procon prestou atendimento à população de Curitiba com uma "Feira de Serviços" na Praça Santos Andrade, no centro da capital, em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor. Oito fiscais do órgão se revezaram durante o dia para prestar orientações e registrar queixas.

A programação prossegue na sede do Procon, com um mutirão de audiências visando à conciliação entre consumidores e fornecedores. A meta é realizar até de 3,5 mil audiências até o dia 15 de abril.

Itinerante

Durante a feira, a coordenadora do Procon anunciou o projeto Procon Itinerante, que irá percorrer bairros de Curitiba e cidades da região metropolitana para prestar atendimento à população em um ônibus equipado com computadores. "A partir de abril, ao menos uma vez por semana nossa equipe vai levar os serviços do Procon à população", garante Ivanira.

Serviço:

Procon-PR. Alameda Cabral, 184, Centro, Curitiba-PR – atendimento pessoal de segunda a sexta-fera, das 9h00 às 17h00. Telefone: 0800-41-1512)

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