Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Dia do Consumidor

Telefonia é campeã no Procon-PR

As empresas de telefonia fixa mantiveram em 2006 o primeiro lugar entre as que mais mereceram reclamações de clientes atendidos pelo Procon-PR. A posição é ocupada desde 1999 e já rendeu 9.373 atendimentos. As áreas com maior número de reivindicações por parte dos consumidores foram serviços, produtos e assuntos financeiros.

Os problemas são variados e, entre eles, destacam-se ainda bancos, equipamentos telefônicos, financeiras, telefonia celular, cartão de crédito, compra de veículos, escolas e planos de saúde. O último dessa lista é o serviço de assistência técnica, com 1.343 registros.

O Procon-PR realizou 127.721 atendimentos ao público em 2006, entre orientação, abertura de processos administrativos e outras iniciativas. O número representa um recorde de registros desde o começo do trabalho, em 1991. O balanço foi divulgado ontem, Dia Internacional do Consumidor, durante as atividades promovidas na Praça Santos Andrade, em Curitiba. Copel, Sanepar, Ipem (Instituto de Pesos e Medidas) e Detran também se juntaram no atendimento ao cidadão.

As publicações "Manual do Consumidor" e "O que acontece quando se abre uma reclamação", que se destinam a divulgar os direitos do consumidor de forma clara, de fácil compreensão e em linguagem acessível, foram lançadas durante o evento e atraíram a atenção do público.

Em 16 anos de existência, o Procon somou 33.693 registros de atendimento, numa média de 137 pessoas recebidas por dia. Já o 0800-41-1512 forneceu mais de 92 mil orientações e respostas a e-mails, numa média de 375 pessoas por dia. No decorrer do ano, também foram realizadas 14.447 audiências de mediação e conciliação.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.