"A partir do mês de outubro comecei a receber a conta de telefone da operadora Oi com valores abusivos, de cerca de R$ 1,2 mil, referentes a ligações para serviços de tele-amizade. Sou a única usuária da linha e nunca liguei para este tipo de telefone. Pela análise das faturas anteriores, durante os últimos 5 anos, mantive o valor médio de aproximadamente R$ 120,00 mensais.Notifiquei a empresa pessoalmente e por telefone. Enviaram um técnico pra verificar a causa dessas ligações e disseram que na linha não encontram defeitos. Mesmo assim, a empresa emitiu uma fatura de retificação de valores, mas, em seguida, enviam outra com o valor antigo, superfaturado. Estou com três faturas do mesmo período com valores diferentes. Recorro a este jornal no sentido de alertar o público e solicitar um posicionamento da Oi, se há um problema de clonagem ou deficiência técnica. Informo que comuniquei ao Procon sobre o fato. Faço este apelo, pois esta situação está me causando grandes transtornos.
Marly Cocco, aposentada
* * * * *
Resposta
"A Brasil Telecom informa que constatou que a linha telefônica mencionada está funcionando normalmente. A empresa acrescenta que, após verificação, comprovou que a conta citada está correta."
Assessoria de Impresa/Oi
* * * * * *
Réplica
Um representante da Oi entrou em contato comigo, me acusando de ter feito essas ligações que, reafirmo, não fiz. Disse ainda que serei obrigada a pagar as faturas pois não tenho provas de que não fui eu quem fez as ligações.
Encaminhei o assunto à Anatel e contratei um advogado para cuidar do caso. Insatisfeita com a atitude da Oi, solicitei instalação de uma nova linha de outra operadora, abrindo mão de um número de telefone que mantinha há mais de 40 anos.
Infelizmente, como consumidores, somos pequenos demais para lutar contra essas grandes empresas.
Marly Cocco