A telefonia liderou a lista de reclamações em 2015 em todos os Procons do país. Levantamento da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon) aponta a telefonia celular (13,4%) e a telefonia fixa (9,5%) como os assuntos que mais fizeram os brasileiros procurar os Procons no ano passado.
Foram realizados 2,648 milhões de atendimentos em 2015, aumento de 6,3% em relação ao ano anterior, com média mensal de 220 mil consumidores atendidos. A maior parte das pessoas procurou o órgão para fazer algum tipo de reclamação (65%). O restante foi atrás de alguma consulta ou orientação.
No “top 5” dos assuntos que mais motivaram a procura aos Procons, ainda estão cartão de crédito (7,3%), TV por assinatura (6,9%) e banco comercial (5,7%).
As principais reclamações estão relacionadas a problemas com cobranças (39,2%), com contrato (17,3%) ou má qualidade dos produtos ou serviços (15,9%).
No ranking das empresas que mais levaram os consumidores aos Procons em todo país aparecem, por setor, Claro/Embratel/NET (telecomunicações), Itaú Unibanco (bancos), Ponto Frio/Casas Bahia/Extra/Pão de Açúcar (varejo), Samsung (indústria), AES Eletropaulo (concessionárias de energia), Qualicorp (saúde suplementar), TAM (companhia aérea).
O grupo das cinco companhias mais reclamadas, independentemente do setor, é formado por Claro/Embratel/NET (204.145 queixas), Oi (200.659), Vivo/Telefônica/GVT (165.048), Itaú (92.934) e SKY (89.273).
Paraná
As reclamações no Paraná foram lideradas pela telefonia fixa, com 5,8 mil reclamações, ou 7% do total, seguido por bancos (5,3 mil), telefonia celular (5,1 mil), tevê por assinatura (3,9 mil) e aparelhos celulares (2,9 mil).
A empresa com mais reclamações no Procon local foi a Oi, tanto de telefonia fixa quanto celular, com 4,8 mil reclamações. Atrás dela vieram a Claro (incluindo serviços da Net e da Embratel), com 4 mil reclamações, Vivo/GVT (3 mil), TIM (2,5 mil) e Itaú (2,2 mil).
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