Em 1994, quando foi fundada, a curitibana Directcall conquistou clientes e ganhou espaço ao oferecer serviços de DDI (discagem direta internacional) para o mercado corporativo, barateando o custo das empresas com essas ligações. O negócio funcionou bem nos primeiros anos até que o advento da internet mostrou que mandar e-mails ou usar o Skype era tão prático quanto discar um número no telefone e bem mais em conta.
Por livre e espontânea pressão, a operadora precisou se reinventar. Vinte anos depois usa como trunfo justamente a tecnologia antes vista como uma ameaça. Hoje, a Directcall aposta na computação em nuvem para oferecer soluções alternativas em telefonia a empresas, não só para reduzir custos mas também para otimizar o tempo e recursos dos clientes.
Um dos serviços é o Directcall Soft, que permite ao usuário utilizar o navegador de internet para fazer e gravar ligações, além de enviar SMS, usando um telefone comum. Outro recurso insere uma espécie de banner nos sites corporativos, onde o internauta pode solicitar que a empresa ligue naquele instante para sua casa ou celular invertendo, assim, a lógica de atendimento por telefone.
"Hoje, só vender telefonia está cada vez mais difícil. As empresas que tiverem pensando só em vender tarifa vão acabar desaparecendo, porque todo dia sai uma tecnologia substituta nova, que vai abocanhando um pedaço do mercado, como o WhatsApp, Viber e o Skype. Então, ou você se reinventa para fazer algo realmente diferente, que é a nossa proposta, ou fica espremido", afirma o diretor comercial da Directcall, Hudson Galvino.
Vitrine
A utilização da nuvem facilita a adoção dos serviços pelas empresas, já que não são necessários novos equipamentos ou novas linhas. A expertise dos curitibanos no negócio chamou a atenção do Instituto de Tecnologia de Software (ITS) de São Paulo, que selecionou no mês passado a Directcall para fazer parte do Espaço Inovação durante a Futurecom 2014, o maior evento de tecnologia da informação (TI) e telecomunicações da América Latina. O ITS fornece um estande coletivo para que pequenas e médias empresas possam mostrar suas soluções em um ambiente concorridíssimo neste ano, a feira contou com mais de 350 expositores, incluindo gigantes como Huaweii, Ericsson, Nokia e Qualcomm.
A Directcall foi a única representante paranaense entre as cinco empresas selecionadas para o Espaço Inovação. "Essas empresas mostram para o mercado que o Brasil possui soluções novas que podem completar demandas já atendidas em alguns setores. No mundo todo, as grandes corporações estão aceitando este conceito de inovação aberta, captando serviços fora de suas próprias estruturas para agregar valor a seus clientes", defende o presidente do ITS, Descartes Teixeira.