A Telefónica e a Telecom Italia podem fundir suas unidades brasileiras de telefonia móvel, assim que o grupo espanhol de telecomunicações e seus sócios assumirem o controle do maior grupo do setor na Itália, disse o presidente da Telefónica, Cesar Alierta, segundo um jornal italiano.
A Telefónica e os bancos italianos Mediobanca e Intesa Sanpaolo, mais a seguradora Generali e a família italiana Benetton, acertaram no mês passado juntar forças para comprar a controladora da Telecom Italia por 4,1 bilhão de euros e dívidas.
Mas a união dos dois grupos europeus pode entrar em conflito com os órgãos reguladores do setor de telecomunicações no Brasil. A Telefônica é sócia da Portugal Telecom na Vivo e Telecom Italia controla a TIM Brasil .
O presidente da Telefónica disse que uma opção seria a fusão das duas operadoras celulares brasileiras, segundo o jornal financeiro "Il Sole 24 Ore".
"Por que não? É uma boa idéia. Veremos", afirmou Alierta ao ser questionado por um repórter do jornal.
Mas o porta-voz da Telefónica em Madri negou que Alierta tivesse dito isso. "O presidente da Telefónica não fez esses comentários."
O jornal informou que Alierta se encontrava em Milão para se reunir com os principais administradores da Telecom Italia e dos bancos Intesa e Mediobanca.
Nesta semana, o presidente-executivo da Telecom Italia, Riccardo Ruggiero, sustentou que em nenhum momento as duas empresas haviam discutido a fusão de suas unidades de telefonia móvel no Brasil.
A regulamentação de telecomunicações no Brasil proíbe que um mesmo grupo societário possua mais de uma licença em uma mesma área de operação.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Dino dá menos de um dia para Câmara “responder objetivamente” sobre emendas
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast