Quer viajar neste ano? Aqui vale a pesquisa: se os preços de hotéis e passagens tiverem bom desconto se comprados com antecedência, melhor aproveitar. “Os preços costumam ser mais baixos e vale muito a pena”, diz o economista Fernando Agra. No caso das passagens aéreas, se certifique de que a viagem não será prejudicada por uma remarcação -- infelizmente, bem comum no caso de tíquetes comprados com antecedência. Se acontecer, lembre-se de que o passageiro tem direito a escolher entre os horários disponíveis, que devem ser informados. Caso o descontos não façam diferença, guarde o dinheiro na poupança.| Foto: MorgueFile.com
Quer começar a investir na bolsa de valores? O ponto é polêmico: quem não entende nada de mercado de ações deve cogitar fazer um curso antes, diz o consultor Emerson Fabris.
Quer mudar de carreira, de emprego ou se aposentar? Para Fernando Agra, esse plano não deve incluir investimento em previdência privada.
Quer empreender? É um plano grandioso demais para a restituição. Mas Emerson Fabris diz que a parcela pode ajudar a dar pontapé inicial em micronegócios.
Quer reduzir as dívidas? Não é novidade: as com juros altos, como cartão de crédito e cheque especial, devem ser prioridade em qualquer orçamento. A orientação é buscar negociação, uma regra de ouro do mercado financeiro.
Quer pagar os impostos do início do ano de uma vez só? O ideal, diz Fernando Agra, é que começar a se planejar desde janeiro separando uma fatia do salário todo o mês para aproveitar os descontos das cotas únicas.

O terceiro dos sete lotes da restituição do Imposto de Renda sobre Pessoa Física (IRPF) de 2014 será pago nesta sexta-feira (15). Segundo a Receita Federal, serão devolvidos R$ 1,9 bilhão para 1,59 milhão de contribuintes, com taxa de remuneração de 3,64%.

CARREGANDO :)

Na média, o lote deve render cerca de R$ 1,2 mil para cada pessoa. Os próximos pagamentos ocorrerão nos dias: 15 de setembro, 15 de outubro, 17 de novembro e 15 de dezembro.

Faça a consulta do 3º lote de IRPF no site da Receita

Publicidade

Pensando em quem tem planos de vida que podem ser impulsionados por esse dinheiro, a Gazeta do Povo conversou com dois especialistas em finanças pessoais para listar alguns conselhos. Veja se um deles se encaixa no seu momento.

Dicas de como usar a restituição de IRPF