O mercado de ações dos Estados Unidos teve o sexto pregão consecutivo de perdas nesta quarta-feira com investidores temendo que a economia em desaceleração possa zerar os ganhos obtidos este ano.

CARREGANDO :)

O Dow Jones recuou 0,18 por cento, a 12.048 pontos. O Standard & Poor's 00 caiu 0,42 por cento, a 1.279 pontos. O Nasdaq cedeu 0,97 por cento, a 2.675 pontos.

A última evidência de uma desaceleração veio do Livro Bege do Federal Reserve, que revelou um sumário fraco das condições econômicas no país. Ele reforçou a avaliação pessimista sobre o crescimento econômico feita pelo chairman do Fed, Ben Bernanke no fim da tarde da terça-feira.

Publicidade

O humor do mercado se azedou porque Bernanke não deu nenhum sinal de que o banco central dos EUA vá oferecer uma terceira rodada de estímulos monetários para a economia, que está perdendo força. O Livro Bege afirmou que alimentos mais caros e preços da energia, assim como as interrupções em cadeias de fornecimento em decorrência do terremoto no Japão estão fazendo o crescimento ter uma pausa.

O S&P 500 caiu cerca de 6 por cento em relação à sua máxima diária em 2011 atingida em 2 de maio, mas ainda acumulava alta de 1,7 por cento no ano. As ações têm sido pressionadas recentemente devido a uma série de dados econômicos, especialmente do mercado de trabalho.

"Investidores estão precificando novamente a desaceleração após Bernanke tê-la cristalizado", disse Jason L. Ware, pesquisador sênior de equity e analista do Albion Financial Group, em Utah.

Com tudo isso, "o mercado estava esperando uma indicação de que pode haver outra rodade de estímulos, mas claramente isso não é o que ele teve".

Muitas das ações com maior desvalorização no dia foram de empresas chinesas com ações negociadas nos EUA, após o Interactive Brokers proibir seus clientes de fazerem empréstimos para comprar ações chinesas.

Publicidade

Ações de seguradoras de hipotecas também recuaram após a MGIC Investment reportar estatísticas mensais desapontadoras de operação.