Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pesquisa

Temporada no litoral acaba com leve alta nas vendas

Uma pesquisa inédita no litoral paranaense revelou que 57,6% das empresas do ramo de alimentação e bebidas sentiram aumento (34,3%) ou estabilidade (23,3%) nas vendas na temporada que termina hoje. Outros 33,3% registraram movimento pior na comparação com o ano passado. E 9,1% consideraram o resultado muito pior.

Foram ouvidos 88 empresários, que, para a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PR), representam o "coração" do comércio alimentício das oito principais praias e cidades históricas do litoral paranaense.

As empresas ouvidas em Guaratuba foram as que mais apontaram alta no movimento: foram 8 das 11 entrevistadas. O comércio se diz satisfeito ainda com melhorias promovidas pelo poder público, como o maior policiamento. Em Morretes o clima também é positivo, com 61% de empresas apontando movimento melhor.

Nas localidades pesquisadas foram criadas 479 vagas de trabalho temporário. Quem mais contratou em relação ao número de funcionários fixos foi a Ilha do Mel, que passou de 80 para 139 empregados em bares, restaurantes e pousadas.

A metade das 22 empresas ouvidas durante a pesquisa considera que os clientes desta temporada vieram com maior poder aquisitivo, especialmente o grande número de estrangeiros. O principal ponto positivo deste ano, para os comerciantes, foi a melhoria no "nível dos freqüentadores" da ilha, cuja visitação é controlada pelo Instituto Ambiental do Paraná.

Já em Paranaguá a pesquisa detectou grande insatisfação. Das 13 empresas ouvidas, 39% disseram ter registrado movimento pior ou muito pior, e 62% apontaram queda de poder aquisitivo da clientela.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.