Major, tenente, perito, meliante. Poderia render um filme de ação, mas trata-se do elenco de protagonistas da marca de tênis Öus, que há seis anos desenvolve modelos para praticantes de skateboarding e adeptos da cultura urbana. Fundada pelos irmãos Rafael e Bruno Narciso, a empresa curitibana já coloca seus produtos em 450 pontos de venda no Brasil e exporta para países como Estados Unidos, Austrália e Japão.
A Öus tem sede administrativa em Curitiba e fabricação no polo calçadista de Franca, no interior de São Paulo. "Somos uma marca independente e genuinamente brasileira", diz Rafael Narciso, fundador e designer da marca. Segundo ele, a empresa foca em design e qualidade para dissolver a antiga ideia do público de que os produtos importados são sempre melhores e os brasileiros, de segunda linha.
A ideia da Öus surgiu em 2008, quando Bruno e Rafael, já com conhecimento no mercado de streetwear, decidiram investir em uma marca de tênis de primeira linha e transformar seu estúdio de design na sede da nova empresa. Com economias próprias e uma ajuda da família, investiram R$ 100 mil no desenvolvimento da nova marca, com contratação de equipe comercial, fornecedores, marketing e produção dos primeiros modelos.
Para fazer a marca crescer, a dupla de empresários aposta na parceria com amigos e atletas profissionais de peso que atuam como "embaixadores", testam produtos, assinam modelos exclusivos e, claro, usam seus pares sem dó nas pistas. Além disso, a Öus convida grafiteiros e outros artistas para assinar edições limitadas. "Mais do que promover a marca, a parceria com artistas é uma maneira de disseminar essa cultura, além de apoiar o trabalho dos caras, que muitas vezes têm poucas fontes de renda", diz Narciso.
Além de investir no design, a marca curitibana tem se destacado pela busca de inovações. Os tênis da linha Ecolab, por exemplo, livre de materiais de origem animal, possuem cadarços e tecidos de pet reciclado, além de retalhos de tecidos de bancos de carros para o forro interno, o que aumenta o fluxo de ar, reduzindo odores. O chamado solado caixa, também desenvolvido pela equipe, soluciona o problema comum da sola descolada, produzindo uma peça única que une a sola e a lateral de látex e se encaixa na parte de baixo dos tênis.
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