Trabalhadores terceirizados das obras de ampliação e manutenção da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, na região metropolitana de Curitiba, aprovaram nesta quinta-feira (29) a pauta de reivindicações do acordo coletivo 2010. A Repar conta com 15 mil colaboradores trabalhando nas referidas obras.
A seguir, as demandas serão apresentadas às empresas e consórcios das obras, para que então comecem as negociações entre as partes. A data-base da categoria é junho.
De acordo com a Central Única dos Trabalhadores (CUT), uma das principais reivindicações dos trabalhadores é o aumento real de 20% nos salários e também a reposição da inflação a estimativa é de que o índice seja de 4,97%.
Os trabalhadores também querem que ocorra inversão dos índices da participação nos lucros e resultados. Atualmente, 30% do valor são fixos e 70% são pagos de acordo com o cumprimento das metas estabelecidas. A reivindicação é para que 30% sejam variáveis e 70% fixos.
Outro pedido é o pagamento de adicional de 100% nas horas extras feitas em dias normais e de 200% em domingos e feriados. Além disso, os colaboradores querem cesta básica natalina no valor de R$ 200 e ajuda de custo (complemento salarial) de R$ 500.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast