Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Setor automotivo

Termina sociedade que criou a Tritec e futuro da fábrica continua indefinido

Depois de 11 anos, termina hoje a joint venture firmada entre as montadoras Chrysler e BMW que deu origem à Tritec Motors, fábrica de motores automotivos instalada em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba. Dona de 50% da empresa, a BMW – que desde o início da produção, em setembro de 1999, foi a maior compradora dos motores – deixa a sociedade e não renovará o acordo com a Chrysler.

Sem encomendas de outros clientes, a Tritec interrompeu suas atividades no dia 15 e não há previsão de quando a produção será retomada. A maior parte dos 380 funcionários da fábrica está em casa, à espera de uma definição. A Chrysler diz estar "explorando futuras opções", e a direção da empresa paranaense diz que a prospecção de novos clientes continua.

A BMW comprava mais da metade de toda a produção da Tritec – que, embora tenha capacidade para fabricar 400 mil motores por ano, sempre manteve a média anual próxima de 200 mil unidades. Conforme anunciado já em 2005, o Mini Cooper fabricado pela montadora alemã na Inglaterra passa a ser equipado com motor da francesa PSA.

Ontem, os funcionários da Tritec receberam uma espécie de presente de despedida. A BMW pagou 0,9 salário por ano trabalhado a cada um deles, a título de prêmio pelas metas alcançadas nos últimos anos. Os trabalhadores também receberam o residual da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) referente a 2006.

Transferência

Na semana passada, a montadora chinesa Lifan, que já foi cliente da Tritec, voltou a alardear seu interesse em comprar a fábrica e transferi-la para a China. A primeira vez que a Lifan divulgou essa intenção foi em fevereiro do ano passado, mas as negociações não evoluíram. Na seqüência, duas empresas da Rússia também disseram ter interesse em comprar a Tritec, mas sem falar em transferir a fábrica.

Em entrevista a uma agência internacional de notícias, o presidente da Lifan, Yin Mingshan, disse que só precisava do "sinal verde" do governo brasileiro para transferir a fábrica para a China. Sem dar detalhes, Yin disse que o governo autorizaria a compra da empresa paranaense, mas estaria impondo obstáculos à transferência, possivelmente preocupado com a perda de empregos no Brasil.

A prefeitura de Campo Largo e o governo do Paraná negam que haja qualquer pendência da Tritec que possa impedir uma eventual transferência. No governo federal, três ministérios – da Fazenda, da Justiça e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – disseram ignorar qualquer obstáculo. A Casa Civil, que trata dos assuntos relativos à presidência da República, informou que desconhece as negociações citadas pelo empresário chinês.

BMW e Chrysler investiram US$ 500 milhões – atualmente, cerca de R$ 970 milhões – na construção da fábrica. Mas Yin Mingshan disse que esperar pagar um valor mais baixo pela unidade, uma vez que ela "já não é nova".

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.