O terminal público de álcool, que será inaugurado hoje pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), ainda levará algumas semanas para entrar em operação. O primeiro navio que será carregado com produto do terminal deve atracar no porto daqui a um mês, em caráter experimental. Há ainda uma disputa judicial entre a Appa e a Prefeitura de Paranaguá, que pode prejudicar o início das atividades.
A Appa investiu R$ 13,7 milhões no terminal, composto de sete tanques com capacidade para armazenar 37,5 mil metros cúbicos de álcool e de um reservatório de água. Quando estiver funcionando plenamente, será possível carregar os navios atracados e encher os tanques novamente em 48 horas. Nesse ritmo, o Porto de Paranaguá poderá carregar até 15 navios por mês.
O terminal está localizado fora do porto, com acesso pela avenida Bento Rocha. De acordo com o prefeito de Paranaguá, José Baka Filho (PDT), a Appa desrespeitou a legislação municipal, o que motivou uma ação civil pública. Em primeira instância, a construção tinha sido embargada, mas decisão do Tribunal de Justiça liberou o andamento da obra. Baka diz que o terminal só poderá entrar em operação com a liberação do alvará. "Temos interesse em liberar a obra, desde que o porto se comprometa a corrigir algumas coisas", afirmou. Segundo ele, foi proposto um termo de ajuste de conduta para a Appa, no qual são propostas a drenagem da área e uma entrada alternativa para caminhões, de forma a não congestionar o tráfego da avenida Bento Rocha.
De acordo com a Appa, a estrutura foi construída dentro da área do porto organizado e por isso está fora da jurisdição da prefeitura. "Mesmo assim, a obra está dentro dos padrões de zoneamento do município", informou a assessoria de imprensa. A Appa vai utilizar uma área de cerca de 32 mil metros quadrados, contígua ao do terminal, como estacionamento de caminhões. Eles terão acesso por uma rua paralela à avenida. No futuro, a área pode ser usada para a construção de novos tanques. A autarquia diz que ainda está analisando a proposta apresentada pelo prefeito.
A Associação de Produtores de Álcool e Açúcar do Estado do Paraná (Alcopar) está satisfeita com o terminal. "Ainda faremos boa parte da exportação desta safra pelo terminal", disse o presidente da entidade, Anísio Tormena. Segundo ele, a grande vantagem dos novos tanques é que eles serão de uso exclusivo para álcool, ao contrário dos outros reservatórios existentes em Paranaguá, como o da Transpetro, da Cattalini e da União Volpak. A inauguração contará com a presença do ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast