
A agência Terremoto, de Curitiba, foi a grande vencedora do 1º Prêmio RPC de Criação Publicitária, promovido pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC). O resultado do prêmio foi anunciado na noite de ontem, na capital, em cerimônia que contou com a presença das principais agências e anunciantes do mercado publicitário do estado. Com oito trabalhos entre os finalistas, a Terremoto levou cinco prêmios três na categoria Jornal e dois na Internet , sendo dois Grand Prix, o principal de cada categoria.
Entre os anúncios premiados criados pela agência está o do Shopping Jardim das Américas, que levou o primeiro lugar com a peça "Gol zero km na sua garagem?", veiculado nas páginas da Gazeta do Povo. A agência JWT Curitiba também levou três prêmios, todos na categoria Rádio. A lista de finalistas contou com 48 peças, de um total de 523 inscritas (confira os vencedores no quadro ao lado).
"(O prêmio) é o reconhecimento de um trabalho sério, que exige muito suor e dedicação. Em momentos de crise, o que não pode haver é uma crise de criatividade", afirma Ricardo Gandolfi, diretor de criação da Terremoto. O prêmio é uma iniciativa da RPC para reconhecer os profissionais das agências que melhor usaram a criatividade para vencer a crise, destacar marcas, encantar e envolver os consumidores. A ideia também é valorizar os materiais veiculados nos meios de comunicação do grupo RPC: os jornais Gazeta do Povo e Jornal de Londrina; o Portal RPC; as rádios Mundo Livre e 98 FM; e as oito emissoras de televisão afiliadas à Rede Globo.
O concurso selecionou as melhores peças publicitárias e institucionais divulgadas nestes veículos entre 1º de julho de 2008 e 30 de julho de 2009. "O prêmio nasceu com o objetivo de se tornar uma grande vitrine para mostrar o que de melhor é criado por aqui", diz Milena Seabra, diretora de marketing corporativo do Grupo RPC.
Para o diretor de eventos do Clube de Criação do Paraná, Fhabyo Matesick, a "premiação é mais uma forma de expor o trabalho feito pela criação paranaense, e mostra que o Paraná é um dos grandes celeiros da criação da publicidade brasileira".
Premiação
O troféu que os vencedores do Grand Prix receberam foi criado pelo artista plástico Gagliastri e simboliza a luz da criação sobre o estado do Paraná. Para escolher os vencedores, os jurados permaneceram um dia inteiro reunidos em um hotel para avaliar as peças. O júri foi composto de profissionais das maiores agências do país, entre elas a Leo Burnett, Almap BBDO, Africa e W/Brasil.