A forte volatilidade registrada nas taxas de juros pagas pelos títulos públicos na manhã de hoje fez o Tesouro Direto suspender o mercado onde esses papéis são negociados às 9h15 (de Brasília). A situação já foi normalizada.
Segundo o Tesouro, a prática é comum e ocorre sempre quando os preços dos títulos oscilam muito.
Entenda
O Tesouro Direto é um programa de venda de títulos públicos a pessoas físicas desenvolvido pelo Tesouro Nacional em parceria com a BM&FBovespa.
Essa alternativa de aplicação permite investimentos a partir de R$ 30, de curto, médio ou longo prazos, e as transações são feitas pela internet.
No Tesouro Direto, o próprio aplicador gerencia seus investimentos: escolhe os prazos e os indexadores dos títulos públicos que deseja comprar. Para participar, no entanto, é preciso fazer cadastro em uma corretora. O próprio site do Tesouro traz um link com a lista das corretoras credenciadas e as taxas cobradas por ela.
Caso o aplicador necessite do dinheiro com antecedência, pode vender os papéis, mesmo antes do vencimento, às quartas-feiras ao Tesouro Nacional pelo seu valor de mercado.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast