Um teste de colisão realizado pela associação de defesa do consumidor Pro Teste aponta que carros produzidos no Brasil para exportação têm mais segurança do que os feitos para o mercado interno. A diferença, segundo o teste, pode custar a vida do motorista. O airbag e o cinto retrátil e com pré-tensionadores saem de série das montadoras quando o destino do veículo é a Europa. O teste foi realizado em um laboratório na Alemanha.
O carro usado como exemplo pela Pro Teste foi o Fox, produzido pela Volkswagen na fábrica paranaense de São José dos Pinhais, mas a entidade assegura que o modelo foi escolhido por estar entre os mais vendidos da categoria e que a ausência dos itens de segurança é verificada em todas as marcas. O Fox também foi considerado pelos testes um dos modelos brasileiros mais seguros.
O airbag, apesar de não ser um item de série, é opcional ao consumidor brasileiro. O cinto retrátil com pré-tensionadores, no entanto, não está disponível no mercado nacional. Apesar de os itens não serem obrigatórios por lei em alguns países da Europa, a cobrança do mercado acabou exigindo tais medidas.
"É inadmissível que o consumidor brasileiro use o mesmo carro que um europeu sem esses itens de segurança. Vamos conversar com a Anfavea (associação das montadoras) e com setores do governo e lutar para que os itens saiam de fábrica", disse Maria Inês Dolci, coordenadora da Pro Teste.
Entre os danos aos motoristas, o teste aponta ferimentos nas regiões da cabeça e tórax, que são evitados com o airbag e o cinto retrátil com pré-tensionadores. O teste considera um veículo em colisão frontal a uma velocidade de 64 km/h.
O airbag também minimiza os impactos para quem está no banco do passageiro. Sem o item o consumidor pode ter ferimentos na cabeça e tórax de gravidade considerada de média a elevada. Com o airbag, o impacto é considerado de risco mínimo.
Segundo o médico Maurício Miname, do resgate do Corpo de Bombeiros, o cinto de segurança utilizado nos carros brasileiros serve, em uma colisão frontal, para evitar que os ocupantes sejam jogados para fora do carro. O cinto retrátil com pré-tensionadores evita o deslocamento do corpo, mas também não trava em caso de impacto, com acontece em alguns casos com os modelos usados no Brasil.
Outro lado
Embora o Fox tenha sido usado apenas como exemplo, a Volkswagen informou que o teste "comparou veículos diferentes, ao utilizar uma versão sem airbag duplo (considerando-a como fabricada para o mercado interno) com outra equipada com esse dispositivo de segurança (modelo europeu)".
Para ser "confiável", segundo a montadora alemã, o teste deveria ter comparado dois veículos com airbag, já que o item é opcional aos brasileiros. "Assim, ficaria claro que o Fox nacional oferece as mesmas condições de segurança do Fox europeu", informou.