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Automóveis

Teste sugere que carro exportado é mais seguro que o vendido no Brasil

Um teste de colisão realizado pela associação de defesa do consumidor Pro Teste aponta que carros produzidos no Brasil para exportação têm mais segurança do que os feitos para o mercado interno. A diferença, segundo o teste, pode custar a vida do motorista. O airbag e o cinto retrátil e com pré-tensionadores saem de série das montadoras quando o destino do veículo é a Europa. O teste foi realizado em um laboratório na Alemanha.

O carro usado como exemplo pela Pro Teste foi o Fox, produzido pela Volkswagen na fábrica paranaense de São José dos Pinhais, mas a entidade assegura que o modelo foi escolhido por estar entre os mais vendidos da categoria e que a ausência dos itens de segurança é verificada em todas as marcas. O Fox também foi considerado pelos testes um dos modelos brasileiros mais seguros.

O airbag, apesar de não ser um item de série, é opcional ao consumidor brasileiro. O cinto retrátil com pré-tensionadores, no entanto, não está disponível no mercado nacional. Apesar de os itens não serem obrigatórios por lei em alguns países da Europa, a cobrança do mercado acabou exigindo tais medidas.

"É inadmissível que o consumidor brasileiro use o mesmo carro que um europeu sem esses itens de segurança. Vamos conversar com a Anfavea (associação das montadoras) e com setores do governo e lutar para que os itens saiam de fábrica", disse Maria Inês Dolci, coordenadora da Pro Teste.

Entre os danos aos motoristas, o teste aponta ferimentos nas regiões da cabeça e tórax, que são evitados com o airbag e o cinto retrátil com pré-tensionadores. O teste considera um veículo em colisão frontal a uma velocidade de 64 km/h.

O airbag também minimiza os impactos para quem está no banco do passageiro. Sem o item o consumidor pode ter ferimentos na cabeça e tórax de gravidade considerada de média a elevada. Com o airbag, o impacto é considerado de risco mínimo.

Segundo o médico Maurício Miname, do resgate do Corpo de Bombeiros, o cinto de segurança utilizado nos carros brasileiros serve, em uma colisão frontal, para evitar que os ocupantes sejam jogados para fora do carro. O cinto retrátil com pré-tensionadores evita o deslocamento do corpo, mas também não trava em caso de impacto, com acontece em alguns casos com os modelos usados no Brasil.

Outro lado

Embora o Fox tenha sido usado apenas como exemplo, a Volkswagen informou que o teste "comparou veículos diferentes, ao utilizar uma versão sem airbag duplo (considerando-a como ‘fabricada para o mercado interno’) com outra equipada com esse dispositivo de segurança (‘modelo europeu’)".

Para ser "confiável", segundo a montadora alemã, o teste deveria ter comparado dois veículos com airbag, já que o item é opcional aos brasileiros. "Assim, ficaria claro que o Fox ‘nacional’ oferece as mesmas condições de segurança do Fox ‘europeu’", informou.

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