O mercado de tevê por assinatura deve registrar em 2010 o melhor ano de crescimento no Brasil, de acordo com o presidente da Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA), Alexandre Annemberg. A base de assinantes do serviço chegou a cerca de 8,5 milhões de clientes em junho. O número representa crescimento de 13,1% em relação a dezembro de 2009. "Não temos como prever como vai fechar [o ano]. Pela lógica, seria dobrar esse número [os 13,1%]", afirmou o presidente durante entrevista coletiva. Ele, no entanto, ponderou que o crescimento pode ser um pouco inferior ao estimado porque no 1.º semestre pesou uma forte alavancagem de vendas para a Copa do Mundo. Ainda assim, há outro fator que leva Annemberg a apostar no melhor ano: as eleições. Segundo ele, o horário eleitoral vai estimular novas adesões. Ainda de acordo com os dados da ABTA, a tecnologia de DHT (satélite) está presente em 5.564 municípios, ante 129 cidades com presença de TV a cabo.
comunicação