“O setor de telecomunicações vive um paradoxo curioso: os usuários amam seus smartphones e odeiam suas operadoras.” Foi com essa frase que o presidente da TIM no Brasil, Rodrigo Abreu, anunciou o novo posicionamento da marca da empresa. A ideia é transformar a operadora na companhia de serviços mais “querida” do Brasil.

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Nas palavras do próprio executivo, “será um grande desafio”. As operadoras estão entre as empresas que mais receberam reclamações nos Procons de todo o país em 2015, segundo informações da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon). A telefonia celular (13,4%) e a telefonia fixa (9,5%) lideraram as queixas dos consumidores, insatisfeitos com cobranças indevidas e falta de qualidade nos serviços prestados.

Companhia confirmou que mantém o investimento de R$ 14 bilhões até 2017. 
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Paraná

A rede 4G da TIM está presente em 68 cidades do Paraná e, segundo o diretor comercial da empresa no Sul, Carlos Eduardo Spezin Lopes, o foco da operadora para este ano será levar a tecnologia para os demais municípios e também consolidar o 3G nas cidades mais afastadas do estado.

Para mudar essa imagem, a companhia confirmou que mantém o investimento de R$ 14 bilhões até 2017. O montante será aplicado para ampliar a cobertura de 4G. Atualmente, a tecnologia está presente em 411 municípios brasileiros e a expectativa da empresa é ampliar a cobertura para 90% de todo o território nacional até o fim do plano de investimento.

Além de levar acesso a uma internet mais rápida, a TIM pretende mudar a imagem de que presta um serviço de baixa qualidade. Segundo o presidente, os investimentos feitos nos últimos três anos resultaram em um serviço de maior qualidade, o que falta é a população perceber isso. “A percepção de qualidade demora mais para mudar. O que a gente está fazendo é dar um empurrãozinho com uma nova marca, um novo posicionamento”, disse Abreu.

O anúncio da nova marca foi feito nesta sexta-feira (15), em um evento em São Paulo. Além do novo logotipo, que deixa o formato tridimensional para trás ao apresentar traços mais planos, a companhia lançou a sua nova visão “ser a empresa de serviços e comunicação mais querida do país”.

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Para isso, a TIM assumiu o compromisso de ter transparência em suas ações. “Não tem aquelas letrinhas pequenas”, disse o presidente. Ele afirmou que, até 2012, o setor de telecomunicações estava crescendo, assim como o país, e que a preocupação das operadoras era apenas conseguir mais clientes.

Com a crise econômica que se instalou no Brasil, o foco passou a ser a valorização da relação com o usuário, em um claro sinal de que a companhia busca recuperar sua credibilidade.

Banda larga fixa

Durante evento em São Paulo, o presidente da TIM no Brasil, Rodrigo Abreu, reforçou que a operadora não mudará as regras para banda larga fixa. O tema ganhou repercussão nesta semana, após a Vivo anunciar que trará o sistema de franquias para os seus planos de internet fixa. O serviço de banda larga fixa da TIM, porém, continuará restrito a São Paulo e Rio de Janeiro.

* A jornalista viajou a convite da TIM.